Novidades
Busca por diagnóstico de osteoporose cresce 251% em três anos

Densitometria Óssea ajuda a medir a densidade mineral óssea, garantindo um diagnóstico precoce da osteoporose, que atinge 15 milhões de brasileiros. Exercícios físicos auxiliam na prevenção e tratamento do problema

A população mundial está envelhecendo. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a previsão é que o número de idosos triplique no Brasil até 2050, passando de 21 milhões para 64 milhões.

Com essa nova realidade, aumentam também os casos de doenças que são ligadas a terceira idade, como a osteoporose, doença óssea metabólica mais frequente, que atinge cerca de 15 milhões de pessoas no País.

No HCor a busca pelo exame diagnóstico da osteoporose, a densitometria óssea, cresceu 251% nos últimos três anos. Em 2010, entre janeiro e outubro, foram realizados 773 exames. Em 2011, no mesmo período, 1.726 exames e em 2012 os exames foram realizados 1.945 vezes. "É importante esse aumento na busca por exames que fazem o diagnóstico da osteoporose, pois é uma doença silenciosa, que só apresenta sintomas quando está em uma fase bem avançada. Quanto antes descoberta, melhor os resultados na fase de tratamento", destaca o fisiatra do Hospital do Coração, Dr. Gilson Shinzato.

Exercícios físicos - A prática de exercícios físicos é um grande aliado no tratamento ou prevenção da doença, que é caracterizada pela perda óssea e compromete o movimento e aumenta o risco de fraturas. "Musculação, corrida e caminhada são indicados para prevenir a osteoporose. Já para quem tem a doença é necessário um acompanhamento médico e de um educador físico, uma vez que exercícios muito intensos podem provocar fratura em ossos muito frágeis", diz o fisiatra do Hospital do Coração, Dr. Gilson Shinzato.

O especialista destaca que todos os tipos de exercícios físicos, especialmente em idosos, devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar e também pela família, que auxiliará na manutenção do equilíbrio e melhorará a autoconfiança do paciente.

Os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força são fundamentais para melhorar a sustentação muscular, o amortecimento de impactos e para reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor.

Inicialmente os exercícios devem ser realizados somente com o peso do próprio corpo e posteriormente são acrescentados pequenos pesos, sempre com muito cuidado e supervisão. "A melhora da força e da massa muscular, além de auxiliar na prevenção da osteoporose, também é importante na prevenção e tratamento de distúrbios como a obesidade e o diabetes, que também precisam ser monitorados, pois são fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças", explica Dr. Shinzato.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas