Novidades
Outubro Rosa, conscientizando sobre o câncer de mama!

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital A.C.Camargo anuncia as suas heroínas que formam a Liga do Rosa. A superprofissional, a supermãe, superesportista e a superconectada representam mulheres comuns que cuidam da saúde pessoal e de toda a família, além de serem difusoras de informações qualificadas para suas redes de contato sobre prevenção, diagnóstico precoce e desmistificação do tipo de câncer mais comum entre as mulheres

O Hospital A. C. Camargo, um dos maiores centros mundiais em ensino, pesquisa e tratamento de câncer anuncia a criação de quatro heroínas que usam os seus superpoderes de mulheres comuns no combate ao câncer de mama e que juntas formam a Liga do Rosa. A superprofissional, a supermãe, a superesportista e a superconectada são as estrelas da campanha criada em alusão ao movimento mundial Outubro Rosa, de conscientização sobre este que é o tipo de câncer mais comum nas mulheres. As super-heroínas serão conhecidas a partir desta terça-feira, dia 9, com divulgação por meio dos perfis do Hospital nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Orkut e Flickr).

Com a criação da Liga do Rosa o objetivo é levar informação qualificada para as mulheres de todas as idades e, ao mesmo tempo, homenagear as heroínas anônimas que possuem uma rotina agitada em razão da atuação no mercado de trabalho e no seu lar, dedicam momentos de sua vida para zelar pela própria saúde, dos seus filhos e do marido por meio do incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada e prática de atividade física e que são também instrumentos para disseminação de informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de câncer de mama.

De acordo com a diretora de Mastologia do Hospital A.C.Camargo, Maria do Socorro Maciel, a proposta é mostrar que para todas as mulheres, independente da rotina que sigam, é possível evitar fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença. “Se uma mãe, por exemplo, está em uma situação de perigo dentro de um avião e máscaras de gás caem, provavelmente esta mãe colocá-la a máscara primeiro no filho e apenas depois pensará nela mesmo. No entanto, creio ser mais importante cada mãe, esposa, irmã, amiga, cuidar primeiramente da própria saúde, pois se ela não estiver bem não reunirá condições de cuidar do próximo. Nossas heroínas se previnem, realizam a mamografia e fazem a diferença na vida de outras pessoas”, ressalta a mastologista.

A campanha foi concebida, conforme explica a Superintendente de Marketing do A.C.Camargo, Adriana Seixas Braga, com a proposta de ilustrar o quanto cada mulher pode ser uma heroína. “São mulheres que sabem colocar em um lado da balança os hábitos de vida que ajudam a proteger contra o câncer e que desta forma fazem com que eles se sobressaiam sobre os fatores de risco que pesam do outro lado”, comenta Adriana.

As Super-Heroínas – Por mais que sejam ativas tanto no mercado de trabalho quanto nos assuntos domésticos, as mulheres em geral podem ter uma vida longa e dedicada aos hábitos de vida que protegem contra o câncer como a prática regular de atividade física. Além disso, podem ser superconectadas aos assuntos que circulam na web e difundir o conhecimento junto a todo o seu círculo de contatos nas mídias sociais. Conheça um pouco mais das estrelas da Liga do Rosa:

A Superprofissional

Me dedico muito ao meu trabalho, mas sei que a falta de tempo não é desculpa para deixar de me cuidar.

Esta super-heroína representa o perfil contemporâneo de mulheres que se destacam em todas as áreas do concorrido mercado de trabalho por seu dinamismo, versatilidade e criatividade. Por mais intensa que seja sua vida cotidiana, a superprofissional não negligencia os hábitos saudáveis e dedica momentos de sua vida para conhecer o próprio corpo e realizar exames como a mamografia.

A Superesportista

Sei que a prática de atividade física e prevenção caminham juntas. Estou sempre exercitando o corpo para ter uma vida saudável.

Uma homenagem às mulheres que colocam o corpo em movimento. A atividade física regular é um dos hábitos de vida mais importantes para prevenção de câncer de mama e outras doenças. A Organização Mundial de Saúde afirma que 25% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com 30 minutos diários de atividade física. Há estudos que reforçam também a hipótese de que a atividade física aumenta as chances de cura de quem teve câncer.

A Supermãe

Amo a minha família acima de tudo. Ela é meu porto-seguro. Preciso estar com a saúde em dia para cuidar dela.

Além de zelar por sua saúde, a supermãe se dedica a cuidar do bem-estar de seus filhos e marido. Ela não se esquece de visitar o médico com regularidade e agenda também as consultas para todos que com ela vivem. E, quando o assunto é prevenção, é a primeira a cultivar os hábitos de vida saudáveis dentro de casa.

A Superconectada

Estou sempre conectada a todo minuto e sei tudo sobre câncer de mama. Por isso o tempo para me cuidar vem em primeiro lugar!

Consciente da importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o contexto do combate ao câncer de mama, a heroína superconectada ao mundo da web representa cada mulher que está sempre bem informada sobre as novidades em torno da doença e com muito talento difunde seus conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico precoce para sua rede de amigos em perfis nas mídias sociais, além de ser um instrumento que auxilia na desmistificação deste que é o tipo de câncer mais comum na mulher em todo o mundo.

Aparição pública – As quatro super-heroínas da prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama não ficarão restritas ao ambiente virtual das mídias digitais. Elas poderão ser conferidas de perto pelo público presente ao Condomínio Conjunto Nacional, da Avenida Paulista, de 22 a 24 de outubro das 11 às 19 horas. Atrizes trajando as mesmas vestimentas das personagens da Liga do Rosa vão interagir com o público. “Nossa proposta é gerar empatia, fazendo com que cada mulher presente se identifique com as heroínas, principalmente com aquela que mais se aproxima de seu estilo de vida”, destaca Adriana Braga.

No decorrer dos três dias de evento haverá distribuição de material informativo sobre prevenção, fatores de risco, exames que visam o diagnóstico e esclarecimento de mitos relacionados ao câncer de mama. Em ação integrada com as mídias sociais, as mulheres que visitarem o estande do A.C.Camargo poderão tirar fotos junto com as heroínas e postar a imagem no perfil do Hospital no facebook por meio de tablets disponíveis no local.

Hábitos saudáveis x fatores de risco – O envelhecimento é o principal fator de risco para câncer de mama, pois com o passar dos anos o DNA sofre mais alterações genéticas. A idade, quanto mais avançada for, maior a probabilidade de a paciente desenvolver câncer de mama. Entre 30 e 40 anos, o risco é de 0,44%, mas na faixa dos 60-70, esse número aumenta para 3,83%. Isso não significa que ser jovem é estar imune ao câncer. Em relação a casos de histórico familiar de câncer de mama, principalmente mãe, irmã e filha, o risco é um pouco maior. “É válido salientar que 80% dos casos de câncer de mama ocorrem esporadicamente, por influência dos fatores ambientais. Em linhas gerais é fundamental a mulher conhecer o seu corpo por meio do autoexame e recomendamos a realização de mamografia anualmente após os 40 anos”, ressalta Maria do Socorro.

A especialista acrescenta que se houver história familiar - principalmente em se tratando de diagnóstico na mãe ou irmã - recomenda-se começar a mamografia dez anos antes da idade em que o parente de primeiro grau foi diagnosticado. “Se a mãe, por exemplo, desenvolveu a doença aos 40 anos o aconselhável é fazer a primeira mamografia aos 30 anos”, reforça a oncologista.

Os hábitos de vida saudáveis que ajudam na prevenção do câncer de mama são dieta rica em frutas e não em gorduras, atividade física, não fumar e evitar bebidas alcoólicas. Já os fatores de risco são ter a primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa acima dos 55 anos e nunca ter engravidado. O câncer de mama é o mais incidente na população feminina. No Brasil, segundo dados do Instituto nacional do Câncer (INCA) são estimados 52.680 casos novos da doença em 2012. A boa notícia é que, diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de mama superam os 90%.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas