Novidades
Exame simples e rápido na Carótida pode evitar até 50% dos AVCs em brasileiros

Localizada no pescoço e responsável por levar sangue ao cérebro, a Carótida é uma artéria que, se for obstruída, pode ocasionar um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 40% a 50% dos casos. Para que esse extremo seja evitado, é necessário fazer exame preventivo na região, já que se trata de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas.

Alguns fatores que podem levar à obstrução da Carótida são, por exemplo, obesidade, sedentarismo, diabetes, pressão alta, cigarro e hereditariedade. Aliás, todos muito presentes na vida da maior parte dos brasileiros, infelizmente.

Para diagnosticar a estenose (estreitamento da artéria) é necessário um simples e rápido exame de ultrassom no local. Se isso fosse feito com frequência, como rotina dos exames preventivos, poderíamos evitar até 50% dos casos de AVC no país.

A partir do momento que a doença é diagnosticada, um médico vascular deve ser consultado para indicar o melhor procedimento cirúrgico a ser realizado. Seja por endarterectomia, que é a retirada das placas do interior da artéria, ou por meio da técnica endovascular, em que delicados balões ou stents são utilizados para desobstruir a Carótida.

Segundo o Dr. Álvaro Razuk, é comum que o paciente que já tenha sofrido um infarto também tenha um AVC, e vice-versa, pois essas doenças geralmente caminham juntas, possuem os mesmos fatores de risco e podem ter a Carótida obstruída como motivo principal para esses problemas.

Serviço:
www.endovascular.com.br





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas