Novidades
50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de incontinência urinária

O distúrbio atinge 30% das mulheres com mais de 60 anos e 10% dos homens

Caracterizada pela perda involuntária da urina, a incontinência pode trazer uma séria de outros problemas como infecção, depressão e afastamento do convívio social. De acordo com Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 30% da população feminina é acometida pela incontinência urinária com mais de 60 anos. Nos homens o índice chega a 10%.

Dr. Gustavo de Alarcon, urologista do Hospital São Luiz e Hospital Santa Virgínia alerta sobre a relação do problema com a qualidade de vida:

“Este é um problema que precisa ser tratado e está diretamente relacionado a qualidade de vida. Levantar durante a noite para ir ao banheiro, deixar de sair de casa, ficar deprimido é comum entre os pacientes. As mulheres são as mais acometidas e por serem ainda mais vaidosas geralmente sofrem muito com os sintomas psicológicos”, explica o especialista.

Estudos realizados na década de 90 mostram que a incidência de depressão em mulheres com incontinência urinária é maior quando comparada a população em geral. Por isso, é importante consultar um médico quando ocorre a perda de urina involuntária, em qualquer idade ou ocasião.

“O número de idosos vêm aumentando mundialmente e é imprescindível a orientação a família e aos próprios pacientes para garantir melhor qualidade de vida para essas pessoas. Embora poucas mulheres se queixem espontaneamente sobre a perda involuntária de urina, este problema pode ser diagnosticado no consultório médico, durante a realização de uma história clínica e exame físico cuidadosos”, destaca Alarcon.

O tratamento para incontinência urinária é realizado com exercícios de reabilitação do assoalho pélvico ou até mesmo via tratamento cirúrgico. No entanto, é importante consultar um especialista para que o mesmo possa avaliar a necessidade de cada pessoa.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas