Novidades
TERAPEUTAS CORPORAIS ABANDONAM CONSULTÓRIO PARA TRATAR OS PACIENTES DENTRO DA PISCINA

Terapias corporais aquáticas são as mais novas técnicas adotadas pelos profissionais na reabilitação de cirurgias ortopédicas, paralisia e derrame cerebral. Além de auxiliar os tratamentos de coluna, mal de Parkinson, fibromialgia, artrite, artrose, câncer, doenças pulmonares, entre outros

As sessões são individuais e acontecem dentro da piscina com movimentos de alongamento, massagem e flutuação

Técnicas para o tratamento de doenças foram criadas por brasileiros, como o aquadimamic e o hidro fluir


Os terapeutas corporais trocaram os consultórios pelas piscinas. O motivo é um só: estão aplicando as técnicas de terapias corporais aquáticas no tratamento de seus pacientes. Os profissionais decidiram deixar de lado a maca, os óleos e as essências para vestir o maiô e mergulhar na piscina, pois na água a força da gravidade diminui sob o corpo e proporciona maior sensação de bem-estar nos pacientes e eles chegam a fazer movimentos que dificilmente conseguiriam fazer em chão firme.

As sessões duram aproximadamente uma hora em uma água bem quentinha, geralmente entre 32°C e 36°C, onde são realizados movimentos de alongamento, massagem e flutuação. Os benefícios são inúmeros, ajudam na reabilitação de cirurgias ortopédicas, paralisia e derrame cerebral, além de atuar nos tratamentos de coluna, mal de Parkinson, fibromialgia, artrite, artrose, câncer, doenças pulmonares, entre outros.

Um exemplo é a gerente de vendas Lia Peixoto, 70, que se recuperou de problemas na coluna. Desde 1970 até 2004, Lia fez quatro cirurgias na coluna e após submeter-se a última teve muitos problemas na reabilitação. Passou por diversos médicos, até que um ortopedista indicou a hidroterapia."Cheguei para fazer a primeira sessão e eu mal andava. Ao sair da água já estava me locomovendo. Nunca vi uma coisa tão maravilhosa", conta.

Existem diversas técnicas de terapias corporais aquáticas as quais cada uma possui características peculiares e objetivos diferentes. Para o tratamento de doenças, as mais indicadas são o aquadimamic e o fluir hidro, ambas criadas por brasileiros.

O aquadimanic é indicado para pacientes em reabilitação que necessitam serem atendidos em um curto espaço de tempo. O principal objetivo da técnica que o paciente ganhe amplitude nos movimentos, aumente a capacidade respiratória, melhore alongamento e relaxamento muscular, diminua a 'espasticidade' do corpo (dificuldade de locomoção das articulações) e as dores causadas por encurtamento muscular, além de aumentar nível de consciência corporal.

Durante as sessões são realizados movimentos amplos e rápidos e alongamentos moderados os quais o paciente pode ser levado à submersão total na água. Mesmo em alguns momentos ficando com o rosto em baixo d'água, o paciente não precisa saber nadar para praticar o aquadimanic, pois é utilizado um 'grampo' no nariz e bóias nas pernas para o corpo não afundar.

Por conta da diminuição da atividade cerebral durante a sessão, o aquadimanic tornou-se uma prática de meditação. A técnica desenvolvida pelo fisioterapeuta Marcelo Roque foi criada há 5 anos e hoje também é aplicada no México, Costa Rica, Espanha e França.

Já no fluir hidro são realizados exercícios de fortalecimento e alongamento corporal que utilizam as propriedades físicas da água, como turbulência, viscosidade, flutuação e pressão hidrostática. O propósito é trabalhar com todos os grupos musculares, por isso é indicado nos casos de contraturas musculares, alterações da postura, limitações de amplitude de movimento, fraquezas musculares, alterações cardiorespiratórias, lesões articulares e musculares e dificuldades no controle motor.

Criada há 13 anos, o fluir hidro vem sendo amplamente aplicado em tratamentos de fisioterapia. Os movimentos diminuem as dores crônicas causadas pelos processos degenerativos e traumáticos, reduzem a tensão muscular, proporcionam a recuperação da força muscular, da postura correta e dos gestos funcionais. De acordo com o criador da técnica, o fisioteraputa José Lima, o sucesso do tratamento em piscina terapêutica depende, basicamente, da correta indicação, da utilização adequada dos princípios físicos da água associados aos efeitos fisiológicos do corpo em imersão e de uma infra-estrutura que permita o desenvolvimento seguro e agradável do tratamento.

Tanto o aquadimanic quanto o hidro fluir são apenas algumas das terapias corporais aquáticas que começam a se popularizar no Brasil. E para dar novo 'fôlego' a área no país, nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, o país será sede dos estudos de terapias dentro da água com a realização do 1° Congresso Brasileiro de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas, em São Paulo. O encontro deverá receber profissionais de diversas partes do mundo como México, Venezuela, Chile, Espanha, Costa Rica, França, Uruguai e Argentina. O objetivo é tornar o país como referência em estudos e pesquisas de terapias corporais aquáticas no mundo, pois essas são atividades cada vez mais procuradas em academias, SPAs e clínicas.

1° Congresso de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas
Data: 28, 29, 30 de abril e 1° de maio de 2007
Local: Palestras: Auditório da Fiap, Avenida Lins de Vasconcelos, 1264 – São Paulo/SP
Atividades na piscina: Academia Albatroz, Avenida Lins de Vasconcelos, altura do nº 2000
Mais informações: www.congressohidroterapia.com




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas