Novidades
Vinho consumido com moderação pode ajudar no controle da obesidade

Composto encontrado no vinho tinto e na uva pode ajudar a controlar o peso e ainda prevenir doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e até o câncer

Considerado uma boa pedida, principalmente por ser uma bebida agradável, aromática e saborosa, o vinho , quando consumido moderadamente, também colabora para uma vida mais saudável. Segundo estudo da Universidade Purdue, em indiana, publicado no americano “The Journal of Biological Chemistry”, um composto semelhante ao resveratrol, encontrado na uva e no vinho tinto, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de bloquear processos celulares que impedem a formação de gorduras.

“O piceatannol é composto por uma substância antioxidante que bloqueia a capacidade de novas células de gordura de se desenvolverem e crescerem, auxiliando no controle do peso, retardando a origem de células jovens de gordura e evitando que elas se transformem em células maduras”, explica o Dr. Guilherme Giorelli, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN. O composto também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial, prevenindo infartos e doenças do coração, além de ajudar no combate ao câncer, agindo como um bloqueio no crescimento e na dispersão dos cânceres e induzindo na morte dessas células. Mas o médico nutrólogo ressalta: “os benefícios do piceatannol são experimentais e não clínicos. Ou seja, se observou um possível efeito, que foi visto em estudos experimentais em animais, mas ainda precisam de comprovação clinica em humanos.”

O composto auxilia no aumento do colesterol bom (HDL) e oxida o mau colesterol (LDL). O médico nutrólogo indica que uma taça ao dia é o consumo ideal, e o vinho mais recomendado é o vinho tinto seco, o menos calórico - uma taça (150 ml) contém em média 108 calorias. “É preciso ficar atento, pois o vinho só traz benefícios se for consumido moderadamente, o álcool em excesso pode trazer danos à saúde”, completa Dr. Giorelli.

Para o médico nutrólogo, o consumo do vinho tinto moderado pode ser diário, porém, não substitui uma alimentação saudável e balanceada. “O vinho é apenas um complemento para uma vida mais saudável e não uma prioridade”, confirma o especialista. Para quem não pode consumir álcool, o suco de uva tem o mesmo benefício do vinho tinto. O resveratrol e o piceatannol também podem ser encontrados em outras frutas como amoras, frutas vermelhas, maracujá, mirtillo e no amendoim.

Serviço:
www.abran.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas