Novidades
Atletas anônimos se mobilizam em SP pela prevenção, diagnóstico e redução de mortes por câncer de próstata

Promovida pelo Hospital A.C.Camargo e Grupo Corpore a 2ª edição do evento Corrida e Caminhada -Saúde do Homem visa alertar a população sobre a importância de se adotar um estilo de vida saudável e de se realizar exames periódicos para prevenção e diagnóstico precoce da doença e mostrar o papel da atividade física para redução de mortes por tumores agressivos ou avançados.

Os caminhos mais curtos contra o câncer de próstata são conhecidos. Independentemente de fatores de risco como envelhecimento e histórico familiar, a incidência é reduzida com adoção de estilo de vida saudável que evite o sedentarismo e o tabagismo, que seja baseado em dieta que adote, por exemplo, alimentos que são fonte de licopeno como tomate e frutas vermelhas em geral, além da introdução de antioxidantes, vitamina D e cálcio. Outro grande aliado é a atividade física, antigo conhecido e que está relatada em revisão de artigos publicada na Nature - http://www.nature.com/aja/journal/v14/n3/full/aja2011142a.html - como sendo capaz de reduzir o risco de agressividade e de câncer de próstata avançado, diminuindo também o risco de morte pela doença.

Com a proposta de difundir estas informações e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer, o Hospital A.C.Camargo promove no dia 2 de setembro em parceria com o Grupo Corpore a 2ª edição do evento Corrida e Caminhada Saúde do Homem – Prova Duque de Caxias. Ambientadas nas proximidades do Parque do Ibirapuera. O percurso da Corrida é 10km e da Caminhada 3km.

Os dois percursos – ambos com largada e chegada na Avenida Pedro Alvares Cabral - são válidos para o Corri Todas (o calendário anual de competições da Corpore), mas apenas a distância maior é válida para pontos no Ranking Corpore. Homens e mulheres podem se inscrever. As provas têm como parceira o Exército e fará parte das comemorações do aniversário de nascimento de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sites www.accamargo.org.br e www.corpore.org.br. Nos sites é possível conferir o regulamento, informações sobre como retirar kits pré-prova e a camiseta e o mapa dos dois percursos, além das atividades que serão realizadas nas tendas do Hospital A.C.Camargo no local. Jornalistas interessados em cobrir o evento ou competir podem entrar em contato com moura@comunique.srv.br.

Atividade Física e Redução de Mortes – O câncer de próstata é o mais comum na população masculina mundial com cerca de um milhão de novos casos por ano, aponta dados da Organização Mundial de Saúde. Estima-se que 240 mil homens foram diagnosticados em 2011 nos Estados Unidos e a estimativa para o Brasil no biênio 2011/2012 é de 60 mil novos casos/ano. Outro dado alarmante mostra que os tumores de próstata são a segunda mais comum causa de mortalidade de homens por câncer nos Estados Unidos (não há dados do Brasil), com mais de 33 mil mortes em 2011.

Atentos a estas questões, os pesquisadores Lorelei Mucci, Edward Giovannucci e Kathryn Wilson, todos da Harvard School of Public Health, publicaram em abril de 2012 no Asian Journal of Andrology (publicação da Nature) uma revisão de artigos que abordam a influência do estilo de vida e dieta na prevenção da forma letal do câncer de próstata. Eles avaliaram itens como obesidade, perda ou ganho de peso pós-diagnóstico, tabagismo, atividade física, além de consumo de antioxidantes, cálcio, vitamina D e café.

Os autores revelam que embora inúmeros trabalhos e evidências apontem para uma relação entre atividade física e diminuição da incidência de diversos tumores malignos, em caso de câncer de próstata, apesar das fortes evidências, esta relação até o momento precisa ser comprovada. Porém, os estudos mostram que a atividade física pode reduzir o risco de câncer de próstata agressivo ou avançado. “Nossa proposta ao promover a Corrida e Caminhada é evidenciar os benefícios práticos da atividade física para a prevenção de novos casos de câncer em geral e para a redução de casos avançados da doença, que demandam tratamentos mais complexos, afetam muito a qualidade de vida do paciente e diminuem as chances de cura”, destaca o diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo, Gustavo Cardoso Guimarães.

Em um dos estudos revistos pelos pesquisadores de Harvard, 2705 homens com câncer de próstata que se exercitavam vigorosamente por 3 horas ou mais por semana tiveram risco 61% menor de mortalidade por câncer de próstata do que aqueles com menos de 1 hora com a mesma intensidade de atividade. Por sua vez, até mesmo as atividades tidas como não vigorosas (de menor intensidade) foram associados com um risco menor de todas as causas de mortalidade entre esses homens com câncer de próstata.

Outro fator destacado na revisão é o combate à obesidade. Os pesquisadores observaram que ela desregula múltiplas vias hormonais, está associada com altos níveis de insulina, baixos níveis de adiponectina (hormônio proteico que modula vários processos metabólicos, incluindo a regulação da glicemia o catabolismo de ácidos graxos), baixos níveis de testosterona, altos níveis de citocinas inflamatórias (afetam a resposta autoimune) e cada um destes fatores podem ser determinantes para a progressão do câncer de próstata.

A análise indica também que dieta que inclui antioxidantes, dentre selênio, vitamina E e licopeno também é determinante para queda da incidência de tumores prostáticos. Os antioxidantes são capazes de inibir efeitos perigosos de oxidação dos tecidos. “Eles identificaram que essa oxidação é danosa para moléculas, incluindo proteínas e nosso DNA, e desta forma colabora no desenvolvimento de câncer”, explica o cirurgião oncologista Gustavo Guimarães. Ainda segundo a revisão, possíveis ações anticarcinogênicas de vitamina E levam a redução de danos ao DNA e da capacidade das células se transformarem em malignas.

Diagnóstico precoce – Dentre as propostas da Corrida e Caminhada Saúde do Homem está também mostrar, na prática, que descobrir a doença cedo é fundamental para o êxito do tratamento “Entre cada 10 casos de câncer descobertos logo no início 9 têm chances de cura. Em se tratando de tumores de próstata iniciais o índice de cura pode chegar a 98% dos casos em 10 anos”, destaca Gustavo Guimarães. Todos os anos aproximadamente 3 mil pacientes são diagnosticados com tumores urológicos apenas no A.C.Camargo.

Dicas aos competidores

- No dia da prova, alimente-se bem, porém como coisas leves e de fácil digestão. De preferência para o consumo de alimentos riscos em carboidrato como pão, barras de cereais, granola, cereais matinais, sucos, frutas, legumes, geleia e mel.

- Escolha tênis e roupas adequados para corrida ou caminhada.

- Faça um bom aquecimento antes do início da prova.

- Beba água ou hidrotônico durante o percurso, pois isso é muito importante para sua hidratação.

- Respeite os limites de seu corpo.

- Após a prova, faça uma alimentação reforçada, dando preferência aos alimentos ricos em carboidrato.

SERVIÇO

Corrida e Caminhada Hospital A.C.Camargo – Prova Duque de Caxias

Data: domingo, 02 de setembro de 2012

Local: largada e chegada Avenida Pedro Alvares Cabral, Ibirapuera.

Horário da largada: 8 horas

Percurso: Corrida (10km) e Caminhada (3,1km)

Vagas limitadas: inscrição pelos sites www.accamargo.org.br / www.corpore.org.br

Investimento: Associados Corpore: R$ 65,00 - não sócios: R$ 80,00.

Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas