Novidades
Primeiro e único no Brasil o teste detecta e diferencia 18 tipos de vírus respiratórios, inclusive H1N1

Sistema inédito distribuído pela bioMérieux dá o resultado em 8 horas; testes convencionais levam até 24 horas e detectam no máximo 6 tipos de vírus

A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, traz para o Brasil com exclusividade o CLART® PneumoVir, sistema cuja metodologia inovadora possibilita detectar, em até oito horas, 18 tipos de vírus respiratórios distintos, tradicionais e emergentes, inclusive diferenciando-os, como o vírus Influenza A H1N1, agente causador da pandemia de gripe suína no País em 2009. O sistema detecta ainda infecções múltiplas, ocasionadas pela combinação de dois ou mais vírus detectados.



O método, que utiliza para análise a secreção nasofaríngea, apresenta alta sensibilidade e oferece aproximadamente 100% de precisão, já que o resultado é obtido por meio de um equipamento, o CAR Reader, que utiliza a metodologia molecular de Microarray, contando com controles internos que evitam resultados falso positivos.

Os testes convencionais, disponíveis no País, utilizam o método de diagnóstico por meio de imunofluorescência, em que para visualização dos antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizam-se corantes fluorescentes. Nesta técnica são necessárias pelo menos duas horas para detectar se há ou não o vírus, e até 24 horas para investigar qual vírus, sendo que este teste só detecta até 6 tipos de vírus diferentes, sem os diferenciar, sendo dependente de análises visuais.

Mudança de paradigma – A investigação da causa da infecção é de extrema importância porque, dependendo do vírus, a pessoa terá de ser isolada, receberá antibióticos específicos ou apenas receberá tratamento de suporte, que inclui hidratação e repouso. “Após a pandemia de gripe suína de 2009, as pessoas não se contentam mais em apenas saber que estão com ‘virose’, ou em tomar antibióticos indiscriminadamente, mas principalmente o que causou a infecção e como tratá-la”, afirma Mariana Vitule, Especialista de Produtos da bioMérieux. “Além disso, esse tipo de teste abrange também os vírus ‘emergentes’, chamados assim porque há novos vírus que surgem a cada temporada e exigem que os laboratórios atualizem suas tecnologias frequentemente”, completa.

Estima-se que as doenças respiratórias são as principais causas de internação hospitalar, sobretudo entre crianças, idosos e pessoas que apresentam baixa imunidade (imunossuprimidos) ou doenças de base. Além de sua capacidade de causar doenças, os vírus respiratórios apresentam tempo de incubação relativamente curto (de um a quatro dias no caso do Influenza) e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa pelo contato direto ou por gotas de saliva.

Pacientes infectados por vírus diferentes podem desenvolver uma série de sintomas comuns, sendo o diagnóstico laboratorial determinante para a aplicação da terapia correta, o que evita o uso indiscriminado de antibióticos, que leva à criação de organismos multirresistentes a medicamentos, e, em alguns casos, ajuda a diminuir o tempo de internação.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas