Novidades
Dicas para ser um pai saudável em qualquer idade

Pais de todas as idades também estão vulneráveis a doenças. Por isso, neste Dia dos Pais, é importante lembrá-los de que devem realizar exames periodicamente. Selmo Minucelli, hematologista e oncologista do Sergio Franco Medicina Diagnóstica, orienta que os homens percam o receio de checar as condições físicas. “Assim como as mulheres, que realizam o exame de colpocitologia oncótica (papanicolau), o sexo masculino também deve realizar um check-up geral. O ideal é pelo menos uma visita com seu médico de confiança ao ano”, conta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS), a cada oito consultas ginecológicas acontece apenas uma urológica. Doenças como câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens, perdendo apenas para os tumores de pulmão, podem ser tratadas de maneira eficaz quando descobertas precocemente.

Dentre alguns métodos diagnósticos da doença, o mais eficiente é a palpação digital da próstata (toque retal), um exame indolor e rápido, que consiste em tocar a próstata por meio do reto. “O procedimento, que deve ser realizado em homens a partir dos 40 anos, consiste na avaliação do tamanho do órgão, seus limites e características anatômicas habituais que permite palpar algum nódulo suspeito”, diz o patologista do Sergio Franco Medicina Diagnóstica. A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), uma glicoproteína produzida pela glândula prostática, deve ser realizada também, pois sua elevação pode indicar alguma anormalidade na glândula, que nem sempre será diagnosticada como câncer.

Os pais mais jovens, a partir dos 20 anos, também devem se preocupar com a saúde, verificando níveis de colesterol, triglicérides, glicemia (para descartar diabetes), atividade cardíaca e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Confira os exames sugeridos pelo Dr. Minucelli para cada fase da vida do homem.

Para todos:

Consultar periodicamente um especialista. Exames diagnósticos devem ser feitos sempre.
Conferir sempre a pressão arterial.
Controlar o peso. A obesidade deve ser combatida, pois aumenta o risco de eventos cardiovasculares.
Praticar exercícios.
Não fumar.
Atualizar a carteirinha de vacinação. A prevenção é sempre melhor que remediar.

Aos 20 anos:

Controle de colesterol, triglicérides, glicemia, creatinina e urina.
Avaliação de pintas (manchas no corpo).
Realizar exames para prevenção de doenças hematológicas como anemias, hepáticas e cardíacas.
Usar camisinha para prevenção de DSTs como HIV, hepatite B e C, HPV, clamídia, gonorreia, sífilis, herpes, cancro mole e donovanose.

Aos 30 anos:

Além de seguir as dicas anteriores, os homens devem procurar um oftalmologista aos 30 anos.

Aos 40 anos:

Os homens devem manter a adaptação às dicas acima e incluir outros cuidados, além de procurar um urologista e realizar exames para prevenção de problemas na próstata.

Aos 50 ou mais anos:

Manter todos os tópicos acima e investigar neoplastias.

Serviço:
www.sergiofranco.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas