Novidades
Estudo Inédito sobre Saúde Intestinal

Iniciativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), SIM Brasil – Saúde Intestinal da Mulher é o primeiro estudo epidemiológico sobre o tema, realizado em escala nacional

A ausência completa de um mapeamento em escala nacional sobre a saúde intestinal da mulher brasileira foi o ponto de partida para a concepção e o desenvolvimento do Estudo SIM Brasil – Saúde Intestinal da Mulher.

Inédito, o trabalho foi realizado com cerca de 3.500 mulheres em dez cidades do país - considerando todas as regiões brasileiras. Esta é a primeira vez que um estudo dessa natureza, conduzido nacionalmente, dimensiona os impactos da condição intestinal na qualidade de vida das mulheres.

Com iniciativa e coordenação da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), em parceria com o Danone Research, o Estudo SIM Brasil faz um detalhamento da saúde intestinal da mulher apontando novas perspectivas quanto ao relevante impacto dos problemas intestinais no dia-a-dia das brasileiras. Além disso, aborda de forma inédita a complexa relação entre os problemas gastrointestinais e os aspectos emocionais e comportamentais.

“Como órgão fundamental para manter o equilíbrio do organismo, o intestino vem sendo considerado o ‘segundo cérebro’, tamanha a sua relevância para a nossa saúde”, comenta o Dr. José Galvão- Alves, Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). É no intestino que se origina a maior concentração de serotonina do organismo - cerca de 80% - o que revela sua relação direta com a sensação de bem-estar. Além disto, possui cerca de 100 milhões de neurônios diretamente conectados com o cérebro e 70% das células de defesa do corpo.

“Estamos orgulhosos com o desenvolvimento deste trabalho que, sem dúvida, se tornará fonte e referência para toda a comunidade acadêmica, Governo e sociedade, contribuindo, de fato, para consagrar a importância do intestino para a saúde e para a qualidade de vida da população.”, conclui Dr. José Galvão- Alves.

Conclusões iniciais do Estudo SIM

Os primeiros resultados do SIM Brasil mostram que os problemas gastrointestinais mais comuns são: inchaço, sensação de peso, gases e prisão de ventre, e que impactam todas as classes sociais e regiões do país, sem distinção. Além disso, as participantes da pesquisa consideram o problema angustiante, o que culmina em constrangimento extremo nos níveis pessoal e social. Ainda, de acordo com as declarações, 72% dos problemas intestinais costumam prevalecer durante semana, principalmente por conta da dificuldade no uso do banheiro fora de casa.

O problema também afeta negativamente a vida sexual de 57% das mulheres, tem impacto no humor para 69% delas e 50% alegam problemas como cansaço e perda de concentração. Da amostra geral, as três queixas principais são: gases, constipação intestinal e inchaço.

“Um dos principais dados deste estudo mostra que duas em cada três mulheres brasileiras declaram sofrer de algum tipo de problema intestinal. Ainda, fomos surpreendidos pelo impacto desses problemas na qualidade de vida das mulheres. Esses fatos nos dão a dimensão e a importância da realização deste trabalho”, comenta Guilherme Rodrigues, do Danone Research.

Estima-se que a incidência de constipação intestinal é quatro vezes maior nas mulheres do que nos homens. Isto está diretamente relacionado a questões alimentares e de saúde, e também sociais e culturais.

O tema, considerado um ‘tabu’, é tão sensível que, mesmo com o médico, o assunto é pouco discutido. Uma pesquisa recente, realizada pela TNS Research Market, instituição especializada em levantamento de dados de consumidores, mostrou que 75% das mulheres não mencionam problemas intestinais nas consultas, ainda que sofram de algum desconforto crônico.

“Esta é a primeira vez que uma pesquisa em escala nacional alia avaliação psicológica detalhada ao diagnóstico clínico, relacionando os resultados com o impacto na qualidade de vida das mulheres”, declara Pamela Magalhães, psicóloga consultora do Estudo.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas