Novidades
Inverno aumenta o risco de doenças cardíacas em até 25%

Quem explica esta situação é a Dra. Marly Uellendahl, cardiologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica

A queda da temperatura, ocasionada pela estação mais fria do ano, pode desencadear momentos em que há uma diminuição da circulação sanguínea ao músculo cardíaco, o que aumenta as chances de precipitar crises de angina (um tipo de dor no peito) m pacientes portadores de doença coronariana ou mesmo um infarto agudo do miocárdio. É o que alerta a Dra. Marly Uellendahl, cardiologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Segundo a especialista, o frio ocasiona vasoconstricção (que é contração dos vasos sanguíneos), e, com isso, os riscos de problemas cardíacos também aumentam nessa época. Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), o inverno aumenta de 20% a 25% a incidência de doenças cardiovasculares. Os riscos crescem em especial para pessoas que já apresentam alguma predisposição e para aquelas que já sofrem de problemas do coração.

A médica explica que isso ocorre porque o organismo em baixas temperaturas precisa trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico. E o sistema cardiovascular e respiratório apresentam mecanismos de adaptação ao frio que incluem vasoconstrição, respiração superficial e aumento da frequência cardíaca. "Com o frio, ocorre alteração no calibre dos vasos, principalmente das artérias. Se esta ação ocorre em pacientes portadores de doença arterial coronária, isso pode causar isquemia (falta de sangue oxigenado) no músculo cardíaco e desencadear angina”, diz.

A cardiologista alerta que, para os idosos, o risco é ainda maior. Naqueles que são portadores de doença coronariana, o frio pode agravar os sintomas da angina, aumentar a tensão arterial e o risco do idoso ter um acidente vascular cerebral ou um infarto do miocárdio.

Durante o inverno, o organismo também está mais suscetível às doenças virais, que podem promover uma demanda maior do sistema cardiovascular e descompensar pacientes portadores de insuficiência cardíaca em que o principal sintoma é a falta de ar durante os esforços.

As pessoas não podem se descuidar durante este período, devem procurar manter bons hábitos alimentares no inverno e a prática de exercícios físicos apesar das baixas temperaturas. Geralmente, as pessoas optam por alimentos mais pesados nesta estação, ricos em gordura, e diminuem a frequência das atividades físicas. "Essa combinação pode ocasionar descontrole dos fatores de risco para doenças cardíacas e prejudicar o condicionamento físico”, finaliza.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas