Novidades
Chiclete da beleza pode ter risco

O silício contido na goma pode melhorar a aparência, prevenir osteoporose e aterosclerose, mas tem restrições de uso. Saiba porque.

Não é uma balinha não. Um dos mais recentes nutricosméticos anunciados no mercado, o chiclete da beleza enriquecido com 10mg de silício, apesar de doce não pode ser usado indiscriminadamente. De acordo com a dermatologista Pietra Martini da clínica Priméra é preciso ir com calma. Ela diz que só depois dos 25 anos é que a derme começa a perder o silício. A substância ativa a formação de colágeno, elastina e fibroblastos. Por isso, garante que a pele fique firme e viçosa.

Dependendo dos hábitos, esta perda é mais lente. É o caso, observa, de quem tem o hábito de usar hidratante com filtro solar durante o dia e creme noturno com ácido retinóico ou similar. Esses cuidados, uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos e passar longe do cigarro adia as rugas e a flacidez.

Pietra diz a indicação do suplemento depende de variáveis da saúde de cada pessoa, além do aspecto da pele. Por exemplo, afirma, pessoas que já tiveram pedra nos rins, fazem uso contínuo de corticóide para tratar doenças autoimunes e homens com alterações na próstata podem ter problema com o novo nutricosmético. Isso porque o silício também participa da reconstituição dos minerais, entre eles o cálcio. Por isso, observa, pode provocar pedra nos rins, sobrecarregar as glândulas supra renais e agravar a hiperplasia prostática se for usado sem acompanhamento.

A médica destaca que após a menopausa a reposição entre mulheres tem um efeito benéfico sobre os ossos, por facilitar a absorção do cálcio. O estímulo da produção de elastina também fortalece o cabelo que nesta fase se torna mais fino e quebradiço por causa das alterações hormonais.

A especialista diz que para saber se o chiclete está liberado é necessário observar sinais de falta do silício: pele ressecada, cáries, unhas e cabelo quebradiços. Como outros fatores também influem nestas alterações é prudente fazer exame de sangue para checar a carência antes de qualquer suplementação para evitar complicações.

Outros Benefícios

Pietra diz que o benefício do suplemento de silício vai muito além da boa aparência.

“Pode melhorar a qualidade de vida de 3 em cada 10 brasileiros que têm hipertensão arterial” afirma. Isso porque, melhora a elasticidade das paredes das artérias, diminuindo simultaneamente o risco de infarto e derrame que são as principais causas de morte entre brasileiros.

Fontes

Ela diz que a substância pode ser encontrada em vários alimentos, mas a biodisponibilidade é baixa por ser um elemento instável e por isso de baixa absorção. Para reforçar um pouco o silício no organismo a recomendação é incluir na dieta aveia, cereais integrais, cavalinha, cogumelos e miúdos de frango. Todas as fontes quando ingeridas com cereais integrais têm maior absorção garantida pelas fibras, conclui.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas