Novidades
Homens ainda são as principais vítimas de doenças cardiovasculares

Exames regulares a partir dos 40 anos de idades contribuem para o diagnóstico precoce de tais enfermidades

As doenças cardiovasculares nem sempre apresentam sintomas iniciais e, em alguns casos, surgem de forma repentina e fatal. Segundo o Ministério da Saúde, elas representam a primeira causa de morte no país, com maior prevalência entre os homens. No Dia do Homem (15/07), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) alerta sobre a importância da prevenção e do controle da doença para melhor qualidade de vida.

De acordo com Allyson Nakamoto, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, as doenças cardiovasculares são patologias normalmente crônicas e progressivas que podem permanecer adormecida por um longo período de tempo, porém com manifestações graves e comumente desastrosas. Por isso, hábitos saudáveis, exames preventivos e o tratamento correto são fundamentais para prevenir e estabilizar os males causados por tais enfermidades.

“Durante muito tempo as mulheres eram as pacientes mais frequentes nos consultórios em busca de auxílio médico e preventivo. Atualmente, os homens estão cuidando mais da saúde e procurando o médico com mais frequência. Esse é o comportamento ideal, uma vez que esperar os sintomas da doença se manifestarem pode reduzir as chances de cura ou controle. É preciso criar consciência da necessidade de cuidar da saúde desde pequeno para, com o passar do tempo, essa atitude se tornar um hábito”, explica o cardiologista.

Não existe uma idade exata para as doenças cardiovasculares se manifestarem. As pessoas estão suscetíveis aos problemas de saúde desde que nascem, principalmente as que fazem parte de um grupo de risco – quando apresentam histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade, e nos indivíduos com história familiar de doença cardiovascular precoce. Porém, após os 40 anos os riscos tendem a aumentar, principalmente devido aos maus hábitos adquiridos no decorrer da vida, como sedentarismo, má alimentação, estresse, consumo de álcool e cigarro.

“As principais consequências da doença cardiovascular podem variar de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) até um infarto do miocárdio, levando, na maior parte dos casos, à morte. Os maus hábitos são os principais desencadeadores para a predisposição dos problemas do coração, entre outras doenças. Recomenda-se a realização de um check-up cardiológico, com exames que podem identificar possíveis problemas cardíacos para todos os homens com idade acima de 40 anos. Para aqueles com antecedente familiar de doença cardíaca, a avaliação deve ser realizada precocemente. Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos também atuam como preventivos indispensáveis para qualquer idade”, finaliza o especialista.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas