Novidades
HCor é o primeiro hospital do país a conquistar certificação internacional de qualidade para programas de infarto agudo do miocárdio e insuficiência c

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, acaba de conquistar a certificação de padrão de qualidade internacional da Joint Commission International (JCI) - para os programas de cuidados clínicos de Infarto Agudo do Miocárdio e Insuficiência Cardíaca (IC). Com essa qualificação o HCor torna-se o primeiro hospital do país a ser certificado para estes programas, além de ser o primeiro a certificar dois programas – o que confirma a qualidade e segurança na assistência para os seus pacientes durante a internação e após a alta hospitalar.

Os programas de cuidados clínicos do HCor têm como objetivo oferecer um tratamento multidisciplinar especializado aos pacientes, baseado no que há de mais atual na prática clínica. Este programa beneficia o paciente por meio do cuidado integrado e contínuo com o acompanhamento pós alta que educa não apenas o paciente, mas também seus familiares e cuidadores para garantir um tratamento de qualidade, com segurança e eficiente na busca por uma melhor qualidade de vida.

Nos programas de IAM e IC do HCor, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e enfermeiros atuam de forma integrada a fim de melhorar os resultados dos tratamentos, no qual reduz o tempo de internação e a mortalidade servindo de apoio aos médicos dos próprios pacientes.

No acompanhamento pós alta hospitalar, os pacientes são estimulados a manter a sua aderência ao tratamento e promover mudanças saudáveis de hábitos de vida. Os pacientes aprendem também a identificar sintomas precoces de descompensação cardíaca, o que traz uma segurança para eles e para os seus médicos, além de contribuir para a manutenção da melhor qualidade de vida.

“Desde a sua fundação, há 35 anos, o HCor tem tradição no tratamento das doenças do coração com qualidade e pioneirismo. As certificações vem comprovar toda esta qualidade, que é um resultado do esforço e comprometimento dos funcionários da Instituição, e da excelência do corpo clínico, ao longo de todos estes anos”, explica Dr. Evandro Félix, Gerente de Melhores Práticas e responsável pelos programas de Acreditação Hospitalar e Certificações dos Programas de Cuidados Clínicos.

Para aprimorar os cuidados com os pacientes do HCor, muitas ações foram tomadas com o intuito de melhorar o tempo de atendimento ao paciente com IAM, bem como a otimização do tratamento dos pacientes com IC durante a internação hospitalar. “Este programa proporciona um tratamento e recuperação ainda mais efetivos para esse grupo tão especial de pacientes”, explica Dr. Evandro Félix.

Segundo o Coordenador do Programa de Cuidados Clínicos para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio e cardiologista do HCor, Dr. Leopoldo Piegas, o programa de IAM HCor traz muitos benefícios ao paciente com diagnóstico de infarto.

“Com o aprimoramento dos cuidados clínicos e atuação dos profissionais de cada área envolvida à serviço do paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio, esse programa traz um aumento na sobrevida desses pacientes com melhor qualidade de vida, além de receberem apoio psicológico, fisioterapia e exercícios monitorados, reeducação alimentar, indicação e conselho para largar o tabagismo e todo acompanhamento quando ele receber alta hospitalar”, explica Dr. Piegas.

Infarto Agudo do Miocárdio – um problema mundial:

De acordo com um estudo norte-americano desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Colorado, 20% dos pacientes que sofreram ataques cardíacos permanecem sentindo dores no peito mesmo um ano depois de ter ocorrido o evento. Os pesquisadores analisaram quase dois mil pacientes, sendo que, de cada cinco, um deles sofria com as dores. Dos pacientes que responderam ao questionário do estudo, um ano após seus ataques cardíacos, 19,9% ainda tinham dores no peito e 1,2% deles sentiam dor todos os dias.

A angina, nome dado a essa dor no peito, é um sintoma comum de doenças cardíacas e, de acordo com os médicos, é normal que as vítimas de infartos continuem sentindo essas dores. Entretanto, é importante realizar tratamentos para tentar minimizar o problema.

Segundo os pesquisadores, os principais fatores que podem contribuir para essas dores são o fumo e a depressão. Ainda de acordo com a pesquisa, os homens jovens, fumantes ou com sintomas de depressão estão mais propensos a sofrer com a angina. Diante desse cenário, é importante seguir as recomendações médicas para que os pacientes que sofreram infarto parem de fumar, e, quando necessário, procurem ajuda psicológica para controlar a depressão.

O tratamento da Insuficiência Cardíaca:

A insuficiência cardíaca é uma síndrome muito frequente entre as doenças cardiológicas e com muitas formas de tratamento. Pesquisas internacionais apontam que o conhecimento que o paciente tem sobre a sua doença é aquém do desejável.

“Um atendimento multidisciplinar coordenado e efetivo junto ao paciente com IC, e aos seus familiares, esclarece e orienta sobre a doença e seus cuidados. Além disso, o acompanhamento pós-alta reforça a aderência ao tratamento e mantém em contato o paciente com a Instituição e com o seu médico para aumentar a segurança e auto monitoramento”, esclarece o Coordenador do Programa Clínico de IC e cardiologista do HCor, Dr. Felix Ramires.

A disponibilização a todo corpo clínico de serviço especializado em IC também aumenta a aplicação das diretrizes mundiais no tratamento da IC, além da implementação do que existe de mais atual no tratamento clínico e cirúrgico desta síndrome. “Portanto, esse esforço coordenado proporciona, sem dúvida, uma excelência no atendimento desses pacientes melhorando a qualidade de vida e reduzindo a mortalidade”, finaliza Dr. Ramires.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas