Novidades
Melhor idade impulsiona o mercado de cosméticos

Empresas desenvolvem produtos específicos para essa faixa etária que deverá representar 22,7% da população brasileira, em 2050

Em busca de uma juventude prolongada, o grupo da terceira idade busca cada vez mais no mercado de cosméticos, produtos que proporcionem maior qualidade de vida, conforto, bom preço e resultados. De olho nesse novo público, as empresas de cosméticos desenvolvem linhas específicas para essa faixa etária – que em 2050, segundo o IBGE, serão 22,7% da população brasileira.

Atualmente, o Brasil conta com 19 milhões de idosos, faixa etária que mais cresce no país, segundo pesquisa realizada em 2009 pelo IBGE. Eles despontam como um forte potencial de mercado para empresas de produtos e serviços, pois 80% recebem benefícios como aposentadorias e pensões.

Apesar de dispor de um poder aquisitivo elevado e sólido, as pessoas deste grupo são mais rigorosas na escolha de seus produtos, podendo mudar facilmente de marca, se o mesmo não atender as suas expectativas. Para isso, o investimento anual das empresas de cosméticos deverá aumentar de R$ 9,3 bilhões em 2010 para R$ 20 bilhões em 2015. Segundo a Associação Brasileira de Cosmetologia - ABC, nesta toada o Brasil está prestes a se tornar o segundo no ranking mundial de perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) cerca de 92% das mulheres na terceira idade consomem cosméticos e 57% compram frequentemente produtos de maquiagem. Visando este mercado, as empresas de cosméticos desenvolvem linhas destinadas exclusivamente para as mulheres de faixa etária acima dos 60 anos, como hidratantes com uma versão para o dia e uma para a noite e que buscam minimizar sinais profundos, como rugas e traços de expressão, outros proporcionam maior resistência à pele de pessoas com mais de 70 anos. Neste aspecto pode-se dizer que o mundo verá o rápido crescimento no consumo de produtos antiage e antirrugas.

Atualmente todas as pesquisas se voltam à absorção de substâncias pela derme, camada da pele onde ficam os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno. Toda essa atmosfera demonstra o crescimento de um mercado sólido e promissor. “Apesar de estar vivendo um “boom”, o mercado de cosméticos para a 3ª idade tende a se permanecer em ascensão por muito tempo, já que a população brasileira de idosos chegará a 65 milhões de pessoas em 2050, três vezes mais que os atuais 20,5 milhões. Além disso, a mulher brasileira sempre buscará novas fórmulas com ingredientes diferenciados, próprios para aumentar a sua autoestima e para continuar sendo mundialmente conhecida com um sinônimo de beleza”, completa Alberto Keidi Kurebayashi – presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia.

Serviço:
www.abc-cosmetologia.org.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas