Novidades
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP) está ciente do Artigo “Mortality in Randomized Trials of Antioxidant Supplements for Primary and Secondary Prevention” (Mortalidade em Ensaios Randomizados de Suplementos Anti-oxidantes para Prevenção Primária e Secundária), divulgado na edição de 28 de fevereiro de 2007 do Journal of the American Medical Association (JAMA).

No artigo, os autores concluem que “o tratamento com betacaroteno, vitamina A e vitamina E podem aumentar a mortalidade”.

Na avaliação deste estudo, é importante observar que:

1. Para um grande percentual dos estudos analisados na meta-análise, as doses estudadas excedem em grande quantidade as doses de betacaroteno, vitamina A e vitamina E encontrados nos polivitamínicos.

a) Por exemplo, em um polivitamínico há 30 UI (Unidades Internacionais) de vitamina E, enquanto muitos dos estudos examinaram doses de centenas e às vezes milhares de UI. Na verdade, a dose média de vitamina E nos estudos examinados foi de 569UI, mais de 18 vezes o nível de um polivitamínico.

b) Da mesma forma, um polivitamínico contém 2500UI de vitamina A, enquanto cerca de metade dos estudos examinaram doses muito acima dos milhares (incluindo uma de 200.000UI). O nível médio nos estudos examinados foi de 20.219UI, mais de 8 vezes o nível de um polivitamínico.

c) Betacaroteno está presente nos polivitamínicos em 1.000UI (0,6mg), um nível muito abaixo daqueles examinados no estudo. A dose média de betacaroteno nos estudos examinados foi 17,8mg, mais de 29 vezes o nível encontrado em um polivitamínico.

2. Mais de dois terços dos estudos examinados envolveram pacientes gravemente doentes e o seu tratamento com anti-oxidantes. Polivitamínicos não são indicados para tratar doenças, mas, ao contrário, ajudar a suplementar uma dieta saudável.

3. Betacaroteno, vitamina A e vitamina E promovem importantes benefícios à saúde. A Vitamina E é necessária para a formação de células sanguíneas vermelhas normais, funções musculares, teciduais e imunes. Betacaroteno converte-se em vitamina A quando necessário, e exerce um importante papel na função imunológica. A vitamina A também está envolvida na manutenção da imunidade, visão, pele, gengiva e cabelos. Polivitamínicos ajudam a preencher a lacuna entre o que é consumido pela alimentação e o que o corpo necessita, para ajudar a garantir que estas importantes vitaminas sejam tomadas em um nível apropriado.

A ABIMIP sustenta a segurança e a eficácia dos produtos quando utilizados de acordo com as instruções de sua bula.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas