Novidades
Terapia utiliza movimentos para tratar doenças

Proporcionando equilíbrio e bem-estar, a euritmia é indicada para o tratamento de diversas patologias

Presente em escolas, clínicas e hospitais, a euritmia nasceu no século XX com o objetivo de apoiar o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de crianças e adultos. A terapia é uma prática corporal que harmoniza o corpo, a alma e o espírito, equilibrando as forças atuantes no corpo humano.

“A euritmia é a transposição do gesto do ar que vem dos pulmões e passa pela laringe para formar os fonemas em um gesto de expressão corporal tangível e visível, trabalhando com a arte dos movimentos em toda sua complexidade. A terapia visa prevenir o adoecer. Sua prática regular relaxa, harmoniza e revitaliza o ser humano num todo”, afirma a euritmista Cecília Teixeira.

De acordo com Cecília, a terapia não envolve somente os braços no movimento de expressão, mas também pernas e pés que devem realizar movimentos precisos. “Quando se acompanha os ritmos, as formas no espaço físico são desenhadas, podendo ser lineares, circulares, individuais, coletivas, geométricas ou livres e poéticas”. Para ela, a terapia permite que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo. “A euritmia faz com que a pessoa se perceba mais como ser humano e se encontre dentro dela mesma. Se estiver em desequilíbrio, a terapia auxilia o indivíduo a se reequilibrar.”

Considerada uma terapia integrada à área médica antroposófica, a euritmia é indicada para pessoas de todas as idades, incluindo bebês e idosos. Já o tempo de duração do tratamento irá depender de cada caso. “Qualquer pessoa pode se beneficiar da euritmia, a restrição é feita somente para pessoas que apresentem febre, processos infecciosos e inflamatórios ou crises agudas de algumas patologias”, explica a euritmista.

A terapia é indicada a uma ampla gama de doenças e também para o desenvolvimento do indivíduo em si, podendo ser especialmente efetiva em tratamentos de asma, câncer, problemas de fígado, de artrite e artrose, menopausa, alergias como rinite e sinusite, entre outras. A prática pode ser realizada nas mais diversas posições. “Trabalhamos com a pessoa sentada, deitada ou mesmo de pé. Tudo irá depender da patologia da pessoa e do resultado que queremos obter com a euritmia”, completa Cecília.

A euritmia pode ser terapêutica, pedagógica ou artística, sendo que no Brasil existem dois grupos artísticos que estão entre os melhores do mundo. Nas escolas Waldorf, método pedagógico oriundo da Antroposofia, a euritmia pedagógica é obrigatória.

*Este ano acontece a comemoração de 100 anos de vida da euritmia - criada por Rudolf Steiner (1861-1925) - e no Brasil acontece um congresso internacional. Mais informações no site: http://www.sab.org.br/




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas