Novidades
Usos cosmético e terapêutico de toxina botulínica são ampliados

Entre as novidades, estão a imobilização de feridas cirúrgicas e abertura palpebral em casos de exolftalmia (olhos projetados). Novas possibilidades serão debatidas no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

A toxina botulínica chegou ao Brasil em 1992 para fins terapêuticos e, depois de alguns anos, virou sucesso na área estética por oferecer rejuvenescimento facial de maneira segura, praticamente indolor e por um período prolongado. Hoje, mesmo após 20 anos de início de sua utilização, a substância continua sendo estudada pelos médicos e novas indicações terapêuticas e cosméticas vêm sendo apresentadas.

Por conta destes avanços científicos, as ampliações do uso da toxina botulínica estão entre os temas que serão discutidos no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), entre os dias 20 e 23 de junho de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

De acordo com a Dra. Ada Trindade de Almeida (CRM-SP 53068), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira Cirurgia Dermatológica (SBCD) e dermatologista do Hospital do Servidor Público Municipal (SP), a principal mudança está relacionada ao objetivo da aplicação. “No início, utilizávamos a toxina botulínica para paralisar o músculo. Hoje, ela é aplicada para relaxar”, revela.

Essa alteração permitiu que fosse ampliada a indicação terapêutica da substância. “É possível utilizá-la no tratamento da hiper-hidrose, para imobilizar feridas cirúrgicas; fechar fístulas salivares após cirurgias de tumores faciais; diminuir a abertura palpebral em casos de exolftalmia (olhos projetados); tratamentos de dores neurológicas, como a neuralgia pós-herpética, condição dolorosa que afeta as fibras nervosas e a pele, causada pelo vírus da varicela (herpes); fenômeno de Raynaud, condição que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano”, explica a dermatologista.

Além das novas aplicações terapêuticas, a substância também sofreu aprimoramento no uso estético. “Atualmente, as doses estão menores do que antes na maioria das áreas e a toxina botulínica é usada associada a outros tratamentos, como preenchimentos, laser e peelings, com o objetivo de melhorar o contorno facial, especialmente no terço inferior da face, para lifting de estruturas faciais e reposicionamento de sobrancelhas”, detalha.

Todas essas novidades serão discutidas no simpósio coordenado pela Dra. Ada Trindade de Almeida, durante a palestra “Atualizações em Toxina Botulínica”, no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Serviço:
Evento: XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica
Data: 20 a 23 de junho 2012
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Endereço: SDC Setor de Divulgação Cultural Eixo Monumental Lote 05, Ala Sul – Brasília/DF
Inscrições online: www.sbcd.org.br/brasilia2012




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas