Novidades
Novo estudo revela que consumo de combinação proteica (soja, soro do leite, caseína) após atividade física é melhor para a construção muscular

Este foi o primeiro estudo a analisar uma combinação de proteínas em comparação com proteínado soro do leite para a síntese muscular

Foi apresentado na última semana durante o evento Experimental Biology 2012 (Biologia Experimental 2012), nos Estados Unidos, um estudo clínico inédito, cujos resultados sugerem que o consumo de uma combinação protéica (combinação de soja, soro do leite e caseína) após o exercício físico pode ser melhor para a construção muscular. Especificamente, a combinação de proteínas utilizada neste estudo revelou um aumento na “janela anabólica” - tempo necessário para a construção muscular após o exercício - dos indivíduos.

“Este estudo confirma que o consumo de uma combinação de proteínas (soja, soro do leite e caseína) em comparação com a utilização exclusivamente da proteína do soro do leite proporciona um fornecimento prolongado de aminoácidos para os músculos, o que a torna ideal para o consumo após o exercício de resistência”, afirmou Dr. Rasmussen, professor e presidente interino do Departamento de Nutrição e Metabolismo no Departamento Médico da Universidade do Texas (EUA) e autor sênior deste estudo. “Os resultados deste estudo são fundamentais para os consumidores de produtos do mercado de nutrição esportiva e para os indivíduos regularmente ativos”.

A proteína utilizada neste estudo era uma combinação composta de 25% de proteína isolada de soja, 25% de proteína isolada do soro do leite e 50% de caseína. Essa combinação de proteínas foi determinada em um estudo pré-clínico, que foi apresentado na Experimental Biology de 2011.

As proteínas da soja, do soro do leite e a caseína são absorvidas em velocidades diferentes durante a digestão. A proteína do soro do leite é considerada uma proteína “rápida” porque é absorvida rapidamente, enquanto a caseína, uma proteína “lenta”, pois requer várias horas para ser digerida. A habilidade da proteína da soja em fornecer aminoácidos é “intermediária”, o que significa que as suas concentrações no sangue têm picos mais tardios se comparada ao soro do leite, mas sua taxa de digestão é muito mais rápida do que a da caseína. Assim, o efeito das três proteínas combinadas promove o fornecimento prolongado de aminoácidos para os músculos.

“Os músculos não se recuperam em 30 minutos. São necessárias, pelo menos, de 24 a 48 horas para que os músculos se recuperem após um exercício de resistência”, afirmou Greg Paul, diretor de marketing global de nutrição esportiva e controle de peso da Solae. “Esse estudo mostrou que as combinações proteicas podem proporcionar um fornecimento de aminoácidos por até cinco horas, o que significa que se você consumir um produto ou shake de proteínas com essa combinação, o efeito prolongado fornecerá aminoácidos essenciais para alimentar seus músculos até a sua próxima refeição.”

O estudo, intitulado: “O efeito da combinação de proteína em comparação com a ingestão de proteína do soro do leite na síntese proteica muscular após o exercício de resistência”, foi um ensaio clínico duplo cego, randomizado, que avaliou dezenove adultos antes e após a ingestão de ~19 gramas de proteínas da combinação ou de ~17,5 gramas de proteínas do soro do leite (10 e 9 indivíduos, respectivamente, por grupo).

Mais detalhes do estudo serão apresentados na próxima reunião anual da American College of Sports Medicine (Faculdade Americana de Medicina Esportiva), de 29 de maio a 2 de junho, em São Francisco, Califórnia (EUA). Este estudo utilizou a proteína isolada de soja SUPRO® da Solae™.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas