Novidades
Cardiologistas querem identificar 360 mil pessoas de famílias que tem colesterol elevado

Estima-se que cerca de 360 mil brasileiros, em determinados grupos familiares, correm risco de ter infarto devido a altas taxas de colesterol, eles têm “hipercolesterolemia familiar. Como a imensa maioria não sabe que tem essa condição, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – realiza um Workshop no próximo sábado, dia 14, para começar a alertar os profissionais da Saúde sobre o que fazer nesses casos.

“O primeiro passo é alertar os médicos”, afirma o presidente do Departamento de Aterosclerose, Hermes Xavier, mas a partir de agosto será iniciada uma campanha para esclarecer o público leigo e, simultaneamente, será publicada uma Diretriz da Sociedade de Cardiologia, indicando aos médicos quando suspeitar, como diagnosticar e tratar a hipercolesterolemia familiar.

O cardiologista explica que muitos médicos ainda imaginam que condições genéticas atuando sobre o colesterol são raras, mas estudos recentes mostram que uma em quinhentas pessoas são vítimas desse problema. “O médico deve desconfiar, por exemplo quando atende a um caso de infarto precoce, alguém com menos de 40 anos”, diz ele, “ou então quando um paciente conta que parentes próximos tiveram problemas cardíacos e o exame mostra índices elevados de colesterol, na faixa de 300, por exemplo”.

Nesses casos a recomendação é que se faça a dosagem do colesterol em toda a família e quando há o fator genético o exame mostra que entre 10 parentes, cerca da metade vai apresentar o problema, que não é decorrente da alimentação, insiste Hermes Xavier. “Nessas pessoas, o colesterol em excesso é produzido pelo fígado e mesmo uma dieta rigorosa reduz no máximo 10% do colesterol”. Para tirar essas pessoas da faixa de risco, é necessário usar medicação, principalmente estatinas, que administradas corretamente reduzem o nível do colesterol, diminuem o risco cardiovascular e os pacientes passam a ter uma expectativa de vida condizente com a do restante da população.

Como o controle da hipercolesterolemia familiar se enquadra como medida de prevenção, o workshop está aberto a todos os profissionais de Saúde e não apenas aos cardiologistas. Ele será no Hotel Maksoud Plaza de São Paulo, das 9h30 às 17 hs e terá a participação de especialistas de várias áreas, como Frederick Raal, da África do Sul, que falará do trabalho desenvolvido no seu país, Alexandre Pereira, que é estudioso da base genética da doença e Maria Cristina Izar, cujo tema será o tratamento da hipercolesterolemia familiar e a experiência brasileira.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas