Novidades
Metrô recebe mostra fotográfica que traz mulheres “De Peito Aberto” contra o câncer

Metrô recebe mostra fotográfica que traz mulheres “De Peito Aberto” contra o câncer


Ação que envolve exposição fotográfica com ensaios de 50 pacientes tratadas de câncer de mama ao redor do mundo e palestras interativas faz parte do projeto “De Peito Aberto - A autoestima da mulher com câncer de mama. Uma abordagem humanista”, idealizado pela jornalista e escritora Vera Golik e pelo fotógrafo Hugo Lenzi e que percorrerá entre abril e junho as Estações das Clínicas, Luz, República e Paraíso. Oncologistas do A.C.Camargo - apoiador oficial do projeto - ministrarão palestras interativas nos dias 14 de abril, 12 de maio e 16 de junho. Primeira parada, Estação Clínicas, a mostra ocorre de 10 a 30 de abril

O Hospital A.C.Camargo é um dos apoiadores do projeto “De Peito Aberto”, que realizará durante os meses de abril, maio e junho de 2012 uma série de palestras interativas em estações do metrô de São Paulo e uma exposição fotográfica que trará ensaios e relatará as trajetórias de enfrentamento do câncer de mama por parte de 50 mulheres ao redor do mundo, dentre elas pacientes tratadas no A.C.Camargo, em São Paulo. A exposição, com entrada gratuita, poderá ser conferida nas Estações Clínicas (10 a 30 de abril), Luz (10 a 31 de maio) e República (10 a 30 de junho).

Confira uma amostra das fotos expostas:

http://www.flickr.com/photos/accamargo/7065071883/in/photostream/

No Espaço Encontro, situado na Estação Paraíso, serão promovidas palestras interativas nos dias 14 de abril, 12 de maio e 16 de junho, oportunidade para o público interagir com oncologistas do Hospital A.C.Camargo para debate sobre câncer de mama e outros temas relacionados à saúde da mulher, buscando levar informação de qualidade e quebrar paradigmas que envolvem prevenção, diagnóstico e tratamento. "Nosso objetivo é estimular a disseminação de informações, que contribuam para derrubar mitos e promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento qualificado do câncer", ressalta a Superintendente de Marketing do Hospital A.C.Camargo, Adriana Seixas Braga.

Idealizada pela jornalista e escritora Vera Golik e pelo fotógrafo Hugo Lenzi, a exposição Fotográfica De Peito de Aberto traz mulheres do Brasil, Espanha e Estados Unidos, entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama — o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. “A mostra realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo”, afirma Vera.

Com imagens inéditas, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares, e médicos de todo o país que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado”, conta o fotógrafo Hugo Lenzi.

Segundo Adriana Braga, o projeto De Peito Aberto cumpre o papel de levar informação de qualidade ao mesmo tempo que trata do tema câncer de mama com ótima didática e muito humanismo. "A exposição é uma continuidade do livro, que traz lindas histórias de vida e ensaios fotográficos que aliam beleza artística com muita veracidade, presente nos olhares de todas as pacientes retratadas. Este projeto propiciou a nós também a oportunidade de termos entre as mulheres que dão vida ao livro algumas pacientes tratadas no A.C.Camargo. Com isso, podemos conferir relatos de como a ação de nossos médicos, enfermeiros e demais colaboradores é importante para ajudar a construir uma trajetória de superação e alegria".

SERVIÇO

Exposição Fotográfica — Locais e datas de visitação:

• Estação Clínicas: de 10 a 30 de abril

• Estação Luz: de 10 a 31 de maio

• Estação República: de 10 a 30 de junho

Palestras Interativas com oncologistas do Hospital A.C.Camargo

• 14 de abril

• 12 de maio

• 16 de junho

• Local: Estação Paraíso — Espaço Encontro

• Horário: sempre às 15 horas


www.accamargo.org.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas