Novidades
Livro “A Dieta das Calorias Inteligentes”

Uma dieta testada e aprovada pelo Hospital das Clínicas - SP

Livro “A Dieta das Calorias Inteligentes” traz programa baseado na qualidade e funcionalidade dos alimentos, no apoio de Terapeutas Nutricionais e tem direitos autorais cedidos ao Programa Calorias Inteligentes do HC.


Imagine que para saber a previsão do tempo você tivesse que olhar para gráficos informando a pressão atmosférica, tivesse que analisar dados de satélite e uma série de outros detalhes. Muito complicado, não?

É mais ou menos isso o que vem acontecendo hoje com quem quer fazer uma dieta. Informações sobre os alimentos existem aos montes – os rótulos dos produtos vendidos nos supermercados são um claro exemplo disso.

Porém, o que significam aquelas quantidades de sódio, de gorduras, de carboidratos e de outras substâncias ali presentes?

Pensando nisso, um grupo de nutricionistas do ISI – Instituto de Saúde Integral –, um dos mais respeitados institutos brasileiros de saúde, se reuniu, para colocar na balança os benefícios de cada componente dos alimentos.

Começava a surgir ali uma das dietas mais revolucionárias de todos os tempos – a Dieta das Calorias Inteligentes. A importância do trabalho era tão grande que ele foi apresentado ao Hospital das Clínicas de São Paulo, passando pelo crivo de médicos de diversas áreas. O HC não só aprovou tudo o que estava sendo apresentado, como também resolveu colocar em prática o trabalho, junto à sua equipe e a um grupo de voluntários.

De imediato, a equipe percebeu que as pessoas que adotavam a dieta perdiam circunferência abdominal, sinal de que a alimentação estava trazendo benefícios para a saúde. Afinal, gordura nessa região do corpo é indicativa de possíveis problemas futuros, como diabetes, pressão alta e derrames, entre outros.

Perder peso, em outras dietas, é algo relativamente simples. O que ocorre, na maioria das vezes, é uma mera perda de massa muscular, sem nenhum outro benefício e sem nenhuma garantia de resultados a longo prazo.

NO HC, o programa Calorias Inteligentes começou em março de 2006 e é um projeto contra o excesso de peso e o sedentarismo. Os 14 mil funcionários do HC foram convidados a participar dessa megacampanha de combate à obesidade e conseqüente prevenção de doenças crônicas relacionadas. O projeto envolve profissionais médicos e nutricionistas do HC e do ISI e o objetivo é que esses funcionários percam 5 toneladas em 18 meses.

Como funciona a Dieta

A base da dieta é classificar os alimentos, para que haja controle eficiente da quantidade de gordura saturada e trans, índice de carga glicêmica, gordura monoinsaturada, fibras, termogênese (a quantidade de energia usada pelo corpo para processar o alimento em questão), da saciedade que o alimento provoca, a relação entre os diversos componentes, e de outros fatores que beneficiam a saúde.

Com base nisso, cada alimento recebe uma classificação de cor – verde, amarelo ou vermelho. Porém, a classificação em cores não significa que algum alimento é proibido, mas que se precisa avaliar a quantidade de sua ingestão diária. Cada pessoa tem um limite de até 5 vermelhos por dia e até 20 amarelos.

Cesar Pedroso, organizador da obra e diretor do ISI diz que a Dieta das Calorias Inteligentes é diferente de tudo o que já se fez até hoje no assunto: “Diversas dietas levam em conta só o fator das calorias. Muita gente deixa de comer banana, por exemplo, por achar que banana engorda ou então laranja, porque laranja tem carboidratos. Mas nunca ninguém ficou gordo por comer frutas. E banana é uma fruta importante, por conta do potássio”, diz ele. “Azeite é outro exemplo. Ele tem gordura saturada, prejudicial ao organismo, mas apresenta um volume de gordura monoinsaturada – importantíssima para a saúde – num volume cinco vezes maior do que a saturada. Por isso, o azeite leva a cor verde na nossa classificação, por conta desses benefícios que apresenta”.

A Dieta também apresenta uma nova classificação do valor calórico dos alimentos, os Ks, conforme pode ser visto na obra.

Terapeuta Nutricional

Outro diferencial do livro e da Dieta é a presença da Terapeuta Nutricional. Na compra do livro, cada pessoa receberá junto um cartão, que dará direito a uma consulta grátis por telefone com uma dessas profissionais do ISI.

Cesar Pedroso diz que elas são uma espécie de personal trainer da dieta: “Como numa ginástica, nós precisamos de supervisão, de alguém que nos oriente, nos corrija, nos dê apoio. Quanto mais peso queremos perder, maiores são os esforços. Nem todas as pessoas têm condições de fazer isso sem acompanhamento”, explica.

O trabalho do ISI
ISI é uma entidade representativa do Terceiro Setor que atua na área da saúde com soluções preventivas, para promover a manutenção do bem-estar, por meio da educação alimentar, atividade física regular e acompanhamento de indicadores clínicos.

Sobre a Idéia e Ação

Idéia e Ação é uma marca da Matrix Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de saúde e negócios

A Dieta das Calorias Inteligentes – 112 páginas
Lançamento Idéia e Ação - Preço: R$ 25,00

Download da capa – www.matrixeditora.com.br - (sala de imprensa/releases)




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas