Novidades
Ter cachorro ajuda mulheres grávidas a serem mais saudáveis e praticarem mais exercícios

Pesquisa com 11 mil gestantes no Reino Unido revela que donas de cães são mais fisicamente ativas

Estudo científico realizado no Reino Unido revela que mulheres grávidas que têm cachorros são fisicamente mais ativas do que as que não têm. A pesquisa, da Universidade de Liverpool em parceria com o Centro de Pesquisas WALTHAM® - o centro de ciência que fornece suporte a marcas da Mars Petcare, como PEDIGREE® e ROYAL CANIN®, atesta que, em conjunto com uma dieta saudável, caminhar com o cão pode fazer parte de uma estratégia eficaz para administrar o ganho de peso e manter a saúde durante a gravidez, uma vez que as gestantes que possuem esses animais têm aproximadamente 50% mais probabilidade de atingir os 30 minutos de atividade física por dia recomendados pelos médicos.

“Pode ser difícil atingir as metas de exercícios quando se está grávida. Existe uma evidência crescente de que exercitar-se com um cachorro pode aumentar a motivação e a eficácia. Caminhar com o cachorro é uma atividade divertida e de baixo risco que pode trazer benefícios tanto à saúde da mãe quanto à da criança”, comenta Dra. Sandra McCune, gerente do programa de pesquisa de WALTHAM®.

Existe uma preocupação crescente entre os profissionais da área médica com relação aos riscos à saúde do ganho de peso excessivo durante a gravidez. Pesquisas anteriores demonstraram que aumentar demais de peso neste período pode aumentar o risco de uma série de complicações de saúde, podendo até estar vinculado à obesidade infantil. Continuar ativa durante a gravidez é uma medida importante para combater o ganho de peso excessivo.

Ainda na mesma pesquisa, os cientistas descobriram que, independentemente de ter cachorros ou não, várias mulheres grávidas não praticam exercícios regulares. “Isso levanta importantes questões sobre como incentivar as caminhadas com o cachorro e assegurar que tanto os animais de estimação quanto suas donas se beneficiem desse aumento de atividade”, acrescenta McCune.

Realizado com 11 mil gestantes no Reino Unido e conduzido em colaboração com a Universidade de Liverpool e a Universidade de Bristol, ambas no Reino Unido, e a Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com dados do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC - Estudo longitudinal Avon de pais e filhos), este estudo foi financiado pela Mars Petcare UK e pelo Centro de Pesquisas WALTHAM® e faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa, que estuda os benefícios de se ter um animal de estimação à saúde de humanos e dos animais.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas