Novidades
No verão aumentam casos de inflamação no ouvido

Alta de temperatura durante 2007 pode afetar a saúde auditiva da população

Dados recentes das Nações Unidas indicam que 2007 será o ano mais quente dos últimos tempos. A temperatura do planeta deve subir 0,54 graus em relação às temperaturas atuais. Diante desta constatação, tudo indica que o verão brasileiro, que já registra níveis altos de temperatura, deverá atrair mais pessoas para as praias e piscinas, já que estes são os locais preferidos para um banho refrescante.

O resultado desta prática, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pode gerar aumento das inflamações e infecções no ouvido, conhecidas como otite externa - um tipo de infecção que acomete o canal externo do órgão auditivo. Por ser quente, úmido e escuro, o canal pode facilmente inflamar-se ou infectar-se com fungos ou bactérias.

O presidente da ABORL-CCF, o otorrinolaringologista Richard Voegels, alerta que a doença é muito mais comum no verão, por agregar fatos como a maior umidade do ar, o calor intenso e os hábitos assumidos pela população nesta estação. O problema afeta tanto adultos como crianças e deve ser diferenciada da otite média aguda, que apresenta uma incidência muito maior nos meses de inverno e em crianças até os seis anos de vida.

Quando o ambiente está úmido e quente, o contato constante com a água (muitas vezes imprópria para o banho) pode modificar o revestimento do canal auditivo externo gerando descamação e prurido (coceira). “Como reação imediata, muitas pessoas costumam coçar o ouvido, e utilizam os mais variados objetos (cotonetes, tampas de caneta, agulhas de tricô, etc.) o que pode causar sérios traumas no revestimento interno do ouvido. Estas micro-rupturas na pele servem, então, como legítimas portas de entrada a microrganismos que podem causar infecções locais ou generalizadas”, alerta o otorrinolaringologista.

Segundo o médico, é preciso tomar muito cuidado com alguns tratamentos ou métodos caseiros. Ele faz um alerta: "Nunca pingue nada no ouvido". Algumas pessoas costumam utilizar álcool, óleo ou vinagre. O especialista adverte que esses tratamentos causam desidratação da pele, predispondo a infecção. “Esta tentativa de tratamento é desastrosa e inoportuna”, adverte.

Dicas da ABORL-CCF para identificar o problema e limpar corretamente o ouvido

- Depois da piscina e da praia, se ficar uma sensação de que existe água dentro do ouvido, é um sinal de que algo não está bem. O ideal é que antes de praticar esportes aquáticos, a pessoa procure um otorrinolaringologista para ver se está tudo correto com o ouvido.

- Os sintomas mais comuns da otite externa são dor de ouvido, que piora quando a orelha é pressionada ou puxada; a coceira no canal externo, saída de secreção, inchaço e diminuição da audição.

- O tratamento inclui uma limpeza cuidadosa do canal auditivo externo, que deve ser feita por um otorrinolaringologista. Habitualmente, são receitados medicamentos tópicos e analgésicos.

- Os médicos não recomendam o uso de xampu, sabão e outros agentes que irritam o canal ou de hastes de diferentes espécies para manipular o ouvido (como o uso de cotonetes). Também durante o período de inflamação, não é recomendado praticar natação.

- Para prevenir a otite externa recorrente, é preciso, em alguns casos, o uso de medicação, além de cuidados locais realizados em um consultório. É recomendável também não nadar em águas poluídas.

- Sempre que tiver dor de ouvido, procure um otorrinolaringologista, pois existem outras doenças que podem estar associadas à otite externa. Nunca pingue nada no ouvido sem o consentimento do seu otorrinolaringologista. Somente um especialista poderá orientá-lo.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrino e Saúde com Dr. Mauricio Kurc




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas