Novidades
“Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” e “Mãos Limpas, Boa Saúde” se unem para potencializar ação do Programa Saúde na Escola

Com o objetivo de disseminar informações sobre a importância da higiene bucal e das mãos, os programas “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” e “Mãos Limpas, Boa Saúde” se unem à iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação


Imagem de divulgação

Com o objetivo de disseminar informações sobre a importância da higiene bucal e da correta lavagem das mãos, os programas “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” e “Mãos Limpas, Boa Saúde” potencializaram as ações da Semana de Mobilização Saúde na Escola. Foram montados escovódromos para atender aos estudantes em duas escolas. Em São Paulo a ação contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e aconteceu no Centro de Educação Unificado Presidente Dutra, em Guarulhos/SP, e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Castelo. No Rio de Janeiro foram atendidas crianças da comunidade da Rocinha, na Escola Municipal Francisco de Paula Brito.

A Semana Saúde na Escola faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelos Ministérios da Educação e Saúde e que promove durante todo ano ações de prevenção, promoção e atenção à saúde das crianças e adolescentes do ensino público básico. O PSE visa contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica e envolverá neste ano mais de 50 mil escolas em 2.495 municípios que aderiram ao Programa.

Nos escovódromos, as crianças puderam aprender na prática como lavar corretamente as mãos e escovar os dentes, sob a orientação de profissionais especializados que darão instruções de higiene pessoal e bucal. Ao final da ação, foram entregues cartilhas para que as crianças pudessem levar para a casa e praticar os aprendizados em ambiente familiar, criando cada vez mais hábitos saudáveis.

De acordo com a Dra. Patrícia Bella Costa, dentista responsável pelos programas de educação para saúde da Colgate-Palmolive, “a disseminação de informações sobre prevenção pode mudar a vida de milhares de crianças”. A parceria com o Governo Federal por meio dos programas “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” e “Mãos Limpas, Boa Saúde” é uma oportunidade de contribuir para a melhora da saúde. A missão da iniciativa é impactar crianças para engajá-las no conhecimento e nas boas práticas de higiene diária. “Lavar as mãos e escovar os dentes melhora a autoestima e previne doenças”, complementa Patrícia.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 25 milhões pessoas no mundo morrem por ano devido a doenças, como cólera e diarreias, provocadas pela ausência de condições de higiene adequada, como a correta lavagem das mãos. Esse hábito não é uma prática comum em países em desenvolvimento e mesmo em alguns países desenvolvidos, o que faz das crianças até cinco anos as maiores vítimas em relação aos cuidados básicos de saúde.

A prevenção de doenças está diretamente ligada à educação sobre saúde, com informações sobre boas práticas de higiene diária. “Com a simples lavagem de mãos e a escovação dos dentes é possível melhorar a qualidade da saúde da população. Um *estudo realizado em vários países demonstrou que ao promover o ensino da lavagem das mãos nas escolas é possível reduzir o absenteísmo escolar em 35%”, argumenta Patrícia. De acordo com o estudo SB Brasil 2010, a cárie atinge aproximadamente 88% da população brasileira. “Acreditamos que juntos conseguiremos educar a população para diminuir esses índices”, finaliza.

*Bowen et al (2007) Am J Trop Med Hyg 76:1166-1173, Lopez-Qiuntero, Freeman, Neumark: "Hand Washing Among school Children in Bogota, Colombia Am J Public Health. 2008; 99: 94-101, O`Reilly et al (2008) Epidemol Infect 136: 80-91.

Programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”

Com a missão de promover a saúde do corpo e a saúde bucal, elevar a autoestima das crianças e estabelecer os alicerces para um futuro mais brilhante, o programa também reúne governos, profissionais de odontologia, escolas e grupos comunitários, por meio de parcerias colaborativas.

O programa está dentre as iniciativas de maior alcance e mais bem-sucedidas em prol da saúde bucal infantil no mundo, sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Desde a sua criação, o “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” levou o conhecimento sobre a saúde bucal e exames odontológicos preventivos para mais de 500 milhões de crianças, em mais de 80 países. A iniciativa chegou ao Brasil em 1995 e já atendeu mais de 40 milhões de crianças, em 27 estados.

Programa “Mãos Limpas, Boa Saúde”

Visando disseminar boas práticas de saúde, o programa “Mãos Limpas, Boa Saúde” tem como principal objetivo educar a população sobre a importância da correta higienização das mãos para prevenir diversas doenças. A ação é uma iniciativa global, que reforça o compromisso constante de Protex em contribuir para a melhoria da saúde das comunidades, nas quais está inserida. Até hoje, soma a participação de mais de 20 milhões de crianças em mais de 20 países, incluindo o Brasil.

A ação também tem parceria com a Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (World Federation of Public Health Association - WFPHA). A lavagem correta das mãos com água e sabão é uma das medidas mais importantes para controle e prevenção de infecções. De acordo com a WFPHA, na comunidade e nas instituições hospitalares, a lavagem correta das mãos com água e sabão é um fator chave para o controle de infecções.

Veja mais sobre assuntos relacionados em nossas colunas de Odontologia Holística com Dr. Rodrigo Venticinque e Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas