Novidades
Menor eficácia da vacina da gripe alerta para uso de medicamentos complementares na prevenção

Especialista fala sobre medicamentos homeopáticos como aliados à vacinação

A temporada de vacinação começa no próximo mês, mas, diante da descoberta da menor eficácia da vacina da gripe, no final do ano passado, se deu a necessidade de buscar novas alternativas para a prevenção da doença, inclusive com medicamentos coadjuvantes à convencional vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos duas mil pessoas morrem ao ano devido às complicações causadas pela gripe sazonal no Brasil. Nesse cenário, a chegada das baixas temperaturas de outono já alertou médicos e pacientes por outras opções para evitar as gripes e resfriados, e uma delas, de acordo com o otorrinolaringologista Dr. Alessandro Goldner, é a utilização de medicamentos homeopáticos.

Um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, apontou que a vacina trivalente, usada para gripe sazonal, e a mesma utilizada aqui no Brasil, não tem a proteção esperada. Ao invés do índice de 90%, ela mostrou eficácia de apenas 59%. “É um número inferior ao que esperávamos, mas, apesar disso, a vacina ainda é importantíssima no cuidado com a gripe. Por isso, nossa recomendação é que as pessoas não deixem de tomá-la, mas também façam uso de outras formas de prevenção para, assim, aumentar a resistência do organismo no outono e inverno”, explica o especialista.

Para o Dr. Alessandro Goldner, os medicamentos homeopáticos são seguros e eficazes na prevenção da gripe. “Por não apresentarem efeitos colaterais, e poderem ser utilizados a outros medicamentos, inclusive junto com a vacina, sem qualquer interação medicamentosa, indicamos o uso dessa terapêutica”, comenta. Ele aponta que, logicamente, os homeopáticos ajudam a equilibrar o organismo e o sistema imunológico e, por isso, também são grandes aliados. Além disso, são uma alternativa para aquelas pessoas que, por diversos motivos, não podem tomar a vacina.

Credibilidade da vacina é preocupação entre médicos

O Dr. Alessandro Goldner afirma que, após o estudo, aumentaram as preocupações dos médicos em relação à credibilidade da vacina da gripe. “A confiabilidade em relação à vacina já era muito questionada entre a população leiga. Ouvimos muitos de nossos pacientes dizerem ‘doutor, tomei vacina e fiquei gripado’. Diante dessa afirmação, tínhamos a obrigação de informar e quebrar esse mito, já que o uso da vacina não gera a doença, mas sim uma resposta a ela, e que possíveis falhas ocorrem por possível mutação genética dos vírus”. Agora, de acordo com o especialista, as desconfianças aumentaram, mas os médicos batalham para explicar que a vacina é sim, necessária.

Para prevenir a gripe:

- Evite ficar em locais fechados e em aglomerações de pessoas

- Mantenha sempre as mãos higienizadas

- Tenha uma boa alimentação

- Hidrate o corpo

- Tome a vacina

- Faça uso de medicamentos preventivos

- Consulte seu médico





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas