Novidades
Vencedor do Nobel esteve no Brasil para eleger novo chefe da pesquisa contra o câncer no país!

O Conselho Cientifico do Hospital A.C. Camargo, o Hospital do Câncer, decidiu na última segunda feira (12/3), quem vai dirigir o seu Centro Internacional de Pesquisa e Ensino (CIPE), o maior núcleo de estudos de oncologia na América Latina. O novo diretor irá ocupar o lugar de Ricardo Brentani, criador do CIPE, que morreu em novembro do ano passado. Brentani foi um dos maiores pesquisadores do câncer no Brasil e colocou o país no Projeto Genoma.

O Conselho Científico do Hospital A.C. Camargo é formado por notáveis da pesquisa mundial contra o câncer. São eles: Harald Zur Hausen, Alemanha (Prêmio Nobel); Martin Raff, da University College of London; Alan Ashworth, do ICR Institute (Inglaterra); e Antonio Coutinho (Portugal).

O novo diretor do CIPE deve viabilizar o sonho de Brentani de consolidar o Hospital A.C. Camargo como um dos maiores centros de pesquisa em oncologia no mundo. Brentani liderou, a partir de 1999, uma equipe de pesquisadores brasileiros no Projeto Genoma do Câncer Humano. As inovações introduzidas nesse campo transformaram o Brasil no segundo país com os melhores resultados no sequenciamento desse tipo de genoma – atrás dos Estados Unidos.

Hoje, 61% de todos os trabalhos científicos publicados no Brasil sobre oncologia têm origem no Hospital A.C. Camargo. Em 2010, os cientistas da instituição produziram 215 artigos técnicos – o dobro da produção de dez anos atrás.

O Centro Internacional de Pesquisa e Ensino foi criado por Brentani e inaugurado em 2010 por Harald Zur Hausen. Sua sede, com 4 mil metros quadrados, tem infraestrutura comparável às dos melhores centros internacionais.

Para dirigir o centro, Brentani convidou o cientista Pierre Hainaut, chefe do grupo de oncologia molecular da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da Organização Mundial de Saúde. Reconhecido internacionalmente pela comunidade cientifica como um dos mais importantes pesquisadores em projetos que analisam a supressão do gene p53, com ênfase nas mutações genéticas, ele publicou inúmeros trabalhos em epidemiologia molecular e patologia do esôfago, do câncer do pulmão e da mama. É referência internacional em biobanking (banco de amostras biológicas que são base das pesquisas em estudos genéticos).

Hainaut é cotado para assumir a posição deixada por Brentani à frente das pesquisas contra o câncer no Brasil.

Veja mais sobre o Câncer aqui





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas