Novidades
Neuroimagem aumenta precisão no diagnóstico e tratamento de AVC

Derrame cerebral mata 100 mil brasileiros por ano

O derrame cerebral (AVC) mata cerca de 100 mil brasileiros ao ano e é a terceira causa de mortes no mundo, perdendo apenas para as doenças do coração e para o câncer. De acordo com Flávia Cevasco, médica radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), a ressonância magnética e a tomografia computadorizada contribuem muito na identificação do tipo de AVC, quer seja isquêmico ou hemorrágico – facilitando o socorro do paciente.

“No isquêmico, ocorre uma parada súbita da circulação de sangue em uma parte do cérebro. Já no hemorrágico, como o nome sugere, acontece um sangramento. Nos dois casos, entretanto, o paciente deve ser levado rapidamente a um hospital, já que o tempo é fundamental para se ter um melhor resultado, sem sequelas. Um tratamento mais efetivo pode ser realizado em até três horas do início do evento”, diz a médica – alertando que os exames de imagem, principalmente a ressonância magnética, têm ganhado cada vez mais relevância nesse cenário em que ter acesso a informações críticas pode fazer toda diferença na tomada de decisões imediatas, bem como no tratamento de longo prazo.

A médica diz ainda que exames de imagem aumentam a precisão do diagnóstico, apontando a gravidade e a localização da lesão, o grau de comprometimento do cérebro, e as condições dos vasos intracranianos. “O estudo de ressonância com perfusão e difusão permite que se faça o diagnóstico em até 30 minutos após o início dos sintomas e se escolha o tratamento mais indicado para cada caso”.

QUANDO BUSCAR AJUDA?

No acidente vascular isquêmico, a pessoa pode sentir perda de força em um braço, numa perna ou em ambos; pode entortar a boca e ter dificuldade para falar; perder a coordenação motora; e ainda sentir formigamento num lado do corpo. No tipo hemorrágico, além dos sintomas já descritos, geralmente a pessoa sente uma súbita e intensa dor de cabeça, podendo apresentar vômito e desmaio.

QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA O AVC?

1. Hipertensão arterial
2. Diabetes
3. Colesterol alto (dislipidemia)
4. Tabagismo
5. Arritmia cardíaca
6. Histórico familiar

Serviço:
www.cdb.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas