Novidades
Cirurgia para inserção de prótese auditiva 100% implantável é feita pela primeira vez no Brasil

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos realizou no dia 02/02/2012 a primeira cirurgia no Brasil de inserção de prótese auditiva totalmente implantável. Utilizado amplamente em países europeus o sistema foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em julho do ano passado. A prótese 100% implantável é o que há de mais moderno no campo de reabilitação da audição e representa um imenso avanço na área da otorrinolaringologia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 42 milhões de pessoas com mais de três anos são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. “A nova prótese é recomendada para pacientes acima dos nove anos e que têm algum grau de audição residual. É uma alternativa moderna e segura aos atuais aparelhos auditivos”, afirma o otorrinolaringologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Iulo Baraúna.

O especialista é o responsável pela primeira cirurgia de colocação da prótese no Brasil, realizada nesta manhã em uma paciente de 44 anos de idade. “Ela já utilizava o aparelho auditivo tradicional e apesar de obter um bom resultado funcional, sentia-se incomodada com alguns desconfortos comuns a estes aparelhos. Além da questão estética”, explica.

Fabricada nos Estados Unidos a prótese é composta por um microfone para captação do som, um processador e um transdutor, que conduz o som em forma de vibração para a parte interna do ouvido. Os componentes são colocados sob a pele, tornando-se imperceptíveis e esteticamente aceitáveis. “O mecanismo é bastante parecido com o processamento normal da audição o que garante uma qualidade de som mais natural”, comenta Baraúna.

Por ser implantada abaixo da pele, a nova prótese não precisa ser removida para entrar em contato com a água. “Ter de retirar o dispositivo para tomar banho, nadar e praticar outras atividades na água é uma das principais queixas entre os usuários de aparelhos para surdez. O sistema implantável resolve esta questão”, explica o especialista.

A cirurgia para a implantação da prótese durou cerca de quatro horas e o tempo de internação hospitalar é de apenas um dia. “Não é um procedimento cirúrgico simples, mas a recuperação é bastante rápida. É importante ressaltar que a ativação do aparelho é feita após algumas semanas. O prazo de adaptação total varia de acordo com o paciente e pode chegar a seis meses. O microfone implantado sob a pele tem uma grande sensibilidade e pode captar ruídos próprios do paciente, causando um breve desconforto. Estudos apontam que tal ocorrência tende a tornar-se imperceptível”, alerta.

O aparelho é equipado com uma bateria recarregável por indução magnética com vida útil de 15 a 30 anos. São recomendadas recargas diárias de 40 minutos para uma autonomia de 24 a 30 horas. A troca da bateria, após esse período, é feita a partir de um pequeno corte na pele. “Tanto a colocação da prótese quanto a troca da bateria devem ser feitas por um especialista em cirurgias auditivas”, lembra Baraúna.

Serviço:

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

www.hpev.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas