Novidades
Unifesp busca crianças entre 7 e 12 anos que passaram por situações de trauma

PROVE – Programa de Atendimento a Vítimas de Violência e Estresse – do departamento de psiquiatria da Unifesp irá conduzir pesquisa para estudar a relação entre estresse e transtornos mentais em crianças

Os diferentes tipos de violência – doméstica e social – são fatores de risco para o desenvolvimento de psicopatologias não só na fase adulta como ainda na infância. “Pessoas expostas a situações de violência possuem mais chances de apresentar algum tipo de transtorno. É importante estabelecer o grau de incidência e parâmetros para o diagnóstico. A pessoa deve, o quanto antes, ser encaminhada para o tratamento adequado”, explica o psiquiatra e coordenador do Programa de Atendimento a Vítimas de Violência e Estresse (PROVE) da Unifesp, Marcelo Feijó.

Com o objetivo de obter dados que levem ao diagnóstico precoce, o programa está em busca crianças com idade entre 7 e 12 anos que tenham vivenciado situações de violência e/ou estresse para realizar um estudo que irá avaliar o risco desse grupo desenvolver transtornos mentais. “Com autorização dos pais ou familiares das 100 primeiras crianças que procurarem nosso ambulatório, vamos fazer uma avaliação e levantar dados, além de oferecer tratamento”, acrescenta Feijó.

Ainda segundo o especialista, muitos familiares não imaginam que crianças expostas a situações estressantes, de trauma ou violência podem desencadear doenças mentais. “Em alguma fase da vida os sintomas podem se evidenciar, comprometendo o seu desenvolvimento físico e social. É um estudo extremamente importante, já que nos dará subsídios para identificar esse risco e prevenir o transtorno”, resume Marcelo Feijó.

Para mais informações:
PROVE – Programa de Atendimento a Vítimas de Violência e Estresse

Rua Botucatu, 431 – Vila Clementino
Telefone: (11) 5082-2860




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas