Novidades
Estudo comprova 90% de redução das verrugas genitais na população que recebeu a vacina quadrivalente contra o HPV

Os dados de eficácia publicados pelo British Medical Journal mostram os resultados da adoção da vacina pelo governo australiano em seu Programa Nacional de Vacinação.

Em tempo: Governo do Reino Unido anuncia que passará a adotar a vacina quadrivalente em 2012 em seu Programa Nacional de Imunização contra o HPV por sua proteção mais ampla contra o vírus HPV.


O British Medical Journal (BMJ), renomado periódico cientifico britânico, publicou recentemente os resultados do estudo realizado pelo governo australiano, que demonstrou uma redução de 90% das verrugas genitais em mulheres e em homens de até 21 anos que foram imunizados pelo Programa Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) naquele país. Além disso, durante os quatro anos de vacinação gratuita (2007 a 2011), verificou-se um acentuado declínio de novos casos do problema.

Em abril de 2007, a Austrália começou a vacinar mulheres com idade entre 12 e 26 anos com a vacina quadrivalente contra os genótipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. O estudo publicado analisou a proporção de novos pacientes atendidos no Centro de Saúde Sexual de Melbourne (Melbourne Sexual Health Centre), principal clínica pública de saúde sexual de Melbourne, que receberam o diagnóstico de verrugas genitais entre julho de 2004 e junho de 2011.

Nesse período observou-se um declínio de 90% e quase o desaparecimento de verrugas genitais em mulheres e em homens heterossexuais menores de 21 anos*. Os dados oferecem evidência da eficácia da inclusão da vacina no programa australiano de imunização, que tem cobertura populacional de 70%. Comparando os períodos de 12 meses de 2007-2008 e 2010-2011, a presença de verrugas genitais declinou nas mulheres com menos de 21 anos de idade de 18,6% para 1,9% e em homens heterossexuais com menos de 21 anos de idade de 22,9% para 2,9%. A mesma queda não foi notada na população acima de 29 anos, não contemplada pelo programa de vacinação gratuita. No período do estudo, a taxa de reprodução do HPV tipos 6 e 11, responsável pelas verrugas genitais, foi menor que um.

Imunização gratuita contra o HPV

A exemplo do que já ocorre em mais de 35 países, inclusive na Austrália, o Reino Unido também passará a oferecer a vacina quadrivalente contra o HPV em seu programa nacional de imunização a partir de setembro de 2012.

A decisão foi baseada em uma série de fatores e dentre muitos foi o fato de a vacina quadrivalente conferir proteção mais ampla contra o vírus HPV. Além de proteger contra aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero, a vacina quadrivalente também previne aproximadamente 90% das verrugas genitais.

No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recentemente que analisa a possibilidade de incluir novas vacinas no calendário do Programa Nacional de Imunização, entre elas, a vacina contra o HPV.

Em maio deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina quadrivalente para a prevenção de verrugas genitais causadas pelo HPV 6 e 11 em meninos e homens de 9 a 26 anos.

A vacina já era indicada anteriormente no País para meninas e mulheres de 9 a 26 anos para a prevenção de cânceres de colo do útero, da vulva e da vagina causados pelo HPV tipos 16 e 18, das verrugas genitais provocadas pelo HPV tipos 6 e 11 e das lesões pré-cancerosas ou displásicas causadas pelo HPV tipos 6, 11, 16 e 18.

HPV – infecção e prevenção

A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que os tipos 16 e 18 do vírus causem 70% do câncer de colo de útero, 40% a 50% dos cânceres vulvares e 70% dos cânceres vaginais, bem como 85% dos casos de câncer anal nas mulheres. Cerca de 40% dos casos de câncer de pênis e de 70% a 80% dos de câncer anal em homens também estão relacionados ao vírus. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais.

Por ser assintomático na maioria dos casos, a probabilidade de contágio pelo HPV é alta (entre 50% e 80%), podendo se propagar por meio de contato com mão, pele, roupa e objetos, embora seja menos provável. Nesse cenário, é extremamente importante levar em consideração outros meios de prevenção, como a vacinação.

* De julho de 2004 a junho de 2011, 52.454 novos pacientes foram atendidos no Centro de Saúde Sexual de Melbourne e 5.021 (9,6%, IC de 95% 9,3% a 9,8%) receberam diagnóstico de verrugas genitais. De julho de 2004 a junho de 2007, a proporção de pacientes com verrugas genitais ou aumentou ou não se modificou em todos os grupos.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas