Novidades
Dessensibilização alimentar pode ser a solução para pacientes alérgicos

· Pesquisas mostram a eficácia do tratamento

· Pacientes com alergia alimentar tornam-se mais tolerantes

· Especialistas da ASBAI realizam o procedimento no Brasil


Especialistas da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) confirmam a eficácia da dessensibilização alimentar, nova alternativa apontada para o tratamento das alergias alimentares. A técnica promete combater significativamente o problema que atinge 8% das crianças e 2% dos adultos. O procedimento, também conhecido como imunoterapia oral, é realizado com a ingestão do alimento alérgico causador e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância, “É uma espécie de vacina, porém, o efeito é dessensibilizar o organismo progressivamente até que o individuo tolere uma quantidade tão grande ao pont o que ele possa ter uma dieta livre, sem reação”, explica Dra. Ariana Campos Yang, diretora da ASBAI.
Ao contrário do que era proposto antigamente aos tratamentos de alergia alimentar, que excluía o alimento da dieta, a ingestão da proteína alérgica tem apresentado resultados positivos. A eficácia do procedimento foi comprovada em três trabalhos de pesquisas, realizados na Universidade de Cambridge, na Inglaterra; na Universidade de Duke, nos Estados Unidos e na Faculdade de Medicina Mount Sinai, em Nova York e teve publicação em importantes revistas científicas, em âmbito mundial. No Brasil, o tratamento já é realizado há cerca de 10 anos, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Ressalva

Os médicos da ASBAI alertam que o tratamento de dessensibilização alimentar pode ser realizado somente em ambientes hospitalares, com a supervisão e monitoramento médico. “Apesar da eficácia apresentada, o procedimento envolve riscos de reação anafilática, pois durante o tratamento são oferecidas pequenas doses, via oral, da proteína diluída diversas vezes ao longo do dia, aumentando progressivamente até chegar ao ponto que o organismo torna-se imune ao agente causador”, explica Dra. Ariana. A técnica é realizada com alimentos que estão mais expostos na alimentação diária do individuo. Embora não seja a cura definitiva das alergias, o tratamento faz com que o organismo seja tolerável e evita reações mais graves. Os médicos ressaltam a importância do paciente continuar a ingerir o alimento na rotina diária após o procedimento, caso contrário, as reações alérgicas poderão voltar a aparecer.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Alergologia com Dr. Luis Felipe Ensina




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas