Novidades
Mestrado inédito no País

A Universidade Unopar acaba de receber a notícia da aprovação do Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde. Este é o primeiro mestrado profissional na área de Educação Física no Brasil e foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES/MEC na última reunião do ano, dia 14 deste mês. O foco principal é a capacitação de profissionais que atuam no mercado de trabalho.

As inscrições abrem em fevereiro e as aulas começam em março. São 12 vagas para graduados em Educação Física, Esporte, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e áreas afins. O curso terá a participação de 11 docentes, todos da Unopar e com ampla experiência na área.

O programa é constituído pela área de concentração: Métodos e protocolos relacionados à prescrição de exercício físico, com duas Linhas de Pesquisa. Sendo: a) Prescrição de exercício físico em idades jovens, que aborda métodos e protocolos relacionados à prática de exercício físico em crianças e adolescentes, associados aos indicadores biológicos e comportamentais, que possam repercutir em idades futuras; e b) Prescrição de exercício físico na idade adulta, abordando métodos e protocolos relacionados à prática de exercício físico no adulto e no idoso associados a indicadores biológicos e comportamentais que possam repercutir na prevenção e controle de disfunções crônico-degenerativas, configurando-se como importante coadjuvante na proposição e no desenvolvimento de programas e projetos para promoção de saúde.

O programa de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde da Unopar tem por finalidade formar pós-graduados em nível stricto sensu para atuação nas diferentes dimensões do exercício físico relacionado à saúde, com habilidades para utilizar e desenvolver novas tecnologias e metodologias direcionadas à intervenção profissional e à proposição de projetos inovadores no campo acadêmico-científico.

Para Hélio Suguimoto, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Unopar, a aprovação do projeto é um reconhecimento da CAPES pela política de pesquisa e pós-graduação que a instituição adotou a partir de 2007, que junto ao Mestrado em Saúde e Produção de Ruminantes, também aprovado neste ano, somam cinco programas.

O pró-reitor ressalta que este programa é o resultado de esforço coletivo, com a participação da Direção de Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde, Audrey Marquez e da Coordenação do Curso de Graduação em Educação Física, Márcia Aversani Lourenço, além dos docentes do programa. Contou ainda com expressivos investimentos da própria instituição em laboratórios e na contratação de doutores experientes, como o professor Dartagnan Pinto Guedes, reconhecido nacionalmente na área de Educação Física.

Informações:

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Fones: (43) 3371-7834 e (43) 3371-7931.
mestradoexerciciofisico@unopar.br; pesquisa.registro@unopar.br;
www.unopar.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas