Novidades
Teste genético identifica risco da mulher desenvolver câncer de mama

O câncer de mama é considerado o grande vilão da saúde feminina. A doença ocorre quando as células da mama passam a se dividir e se reproduzir rapidamente e de forma desordenada. Mundialmente, afeta aproximadamente 14% das mulheres com mais de 30 anos. E destas, ao contrário do que a grande maioria da população imagina, 90% não possui histórico familiar da doença.

Números do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), sobre o câncer de mama no Brasil para o biênio 2010/2011 revelam que, até o fim do ano, deverão ser assinados nos hospitais brasileiros cerca de 10 mil atestados de óbito de cerca de 50 mil pacientes diagnosticadas com câncer de mama — ou seja, um quinto da população vítima da doença. Como se não bastasse à gravidade desses indicadores, a comunidade médica está cada vez mais preocupada com a constatação de que o número de casos da doença em mulheres abaixo dos 40 anos vem aumentando significativamente.

Todas as mulheres estão predispostas ao câncer de mama e o risco de desenvolvê-lo é determinado por diversos fatores: a constituição genética única de cada uma, o histórico da doença na família, o estilo de vida, o histórico médico, a exposição excessiva a hormônios, entre outros. Por isso, as principais ações na prevenção ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto.

Diagnosticar o câncer de mama é possível por meio do toque nas mamas e axilas, para verificar a presença de nódulos ou a deformação do órgão. Havendo qualquer suspeita, deve-se procurar um médico para exames mais específicos. Entretanto, estes métodos só detectam a doença quando já existente.

Para atender melhor a essa necessidade, a Intergenetics Incorporated, um centro de pesquisas do câncer, localizado em Oklahoma, EUA, desenvolveu o OncoVue, o primeiro teste genético que aponta qual é o risco individual da mulher desenvolver câncer de mama ao longo da vida, baseado em combinações de genes, identificados como aqueles que têm significativa relação com a doença.

O OncoVue utiliza o mais recente entendimento do genoma humano para identificar mudanças genéticas em 22 SNP´s específicos, que indicam o risco de câncer de mama. O teste é rápido, indolor e requer somente que a paciente bocheche um pouco de enxaguante bucal, o que servirá para coletar células da boca que serão utilizadas para analisar o DNA.

O índice OncoVue é calculado usando algoritmos patenteados, comparando os resultados individuais com o nível padrão de risco de câncer de mama para todas as mulheres. Este índice indica o risco da mulher desenvolver a doença (normal, moderado ou alto) em três estágios da vida: pré-menopausa, peri-menopausa e pós-menopausa. O processo de análise genética é extremamente preciso (99,999%) Porém, é importante destacar que as mulheres que possuem um nível menor de risco do que as outras ainda assim podem desenvolver a doença.

“O resultado permite à mulher entender seu risco individual, uma vez que analisa o DNA junto com o histórico familiar e os fatores do seu estilo de vida. Ao conhecer o nível de risco de predisposição genética, a paciente e o médico podem discutir opções para reduzi-lo e monitorar a saúde mais de perto, desenvolvendo um plano adequado para gerir este risco”, afirma o mastologista Dr. Paulo de Tarso Bond Cruz.

O teste OncoVue não é encontrado em farmácias nem hospitais. O exame é oferecido através de uma rede de médicos credenciados no site www.oncovuebrasil.com.br A paciente também tem a opção de indicar seu médico para credenciamento.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas