Novidades
Minutos antes de provas de corridas, um em cada cinco atletas amadores sentem dores

Participantes sentem dores há pelo menos um mês, segundo estudo da Universidade Cidade de São Paulo

Pesquisa realizada por professores e alunos do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID aponta que de cada cinco corredores amadores que participam de competições, um sente dores músculo esqueléticas minutos antes de iniciar uma corrida. Na análise por gênero, as mulheres sofrem mais: 27% delas apresentaram o sintoma, contra 20% dos homens. O estudo, que também teve como intuito identificar dados como localização, duração e intensidade da dor, foi publicado na revista australiana Journal of Physiotherapy (volume 57).

A pesquisa foi realizada com pessoas acima de 18 anos, sendo 796 homens e 253 mulheres, durante cinco eventos realizados em São Paulo, com distâncias entre 5 e 10 mil metros. De 1049 atletas amadores entrevistados, 22% informaram sentir dores antes de iniciar a corrida. O joelho foi a região do corpo mais relatada com casos de dor. Em seguida, foram citados os pés e os tornozelos. A média de duração da dor apurada é de um mês, sendo de intensidade de 3,5 pontos, em uma escala de zero a dez – uma intensidade considerada leve, típica de lesões por sobrecarga.

Para Alexandre Dias Lopes, professor do Programa de Mestrado em Fisioterapia da UNICID, trata-se de um alerta aos participantes desse esporte que cada vez mais ganha adeptos no Brasil. “Sentir dor não é normal. É preciso que esses corredores procurem um especialista para saber as consequências e soluções para o sintoma”, afirma.

A pesquisa é uma iniciativa dos professores do Programa de Mestrado em Fisioterapia da UNICID Alexandre Dias Lopes e Leonardo Oliveira Pena Costa e dos alunos Bruno Tirotti Saragiotto e Tiê Parma Yamato.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas