Novidades
Novo dispositivo previne derrames em casos complexos

Uma em cada dez pessoas no mundo morrem em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Essa é a terceira maior causa de mortes no planeta. O AVC, popularmente conhecido como derrame, pode ser hemorrágico ou isquêmico. A hemorragia ocorre com o rompimento de um vaso ou aneurisma cerebral. Já a isquemia é o entupimento de uma artéria provocada por placas de gordura ou outro tipo de resíduo. Esta é a forma mais frequente de derrame. E um novo dispositivo para preveni-la está chegando ao Brasil.

Geralmente, o AVC isquêmico decorre de complicações nas carótidas, duas grandes artérias de cada lado do pescoço e que levam o sangue até o cérebro. Quando um desses vasos fica obstruído parcialmente ou totalmente por gordura, células de sangue na parede da artéria ou por cicatrização interna, ou quando uma dessas placas se solta e é levada ao cérebro pela corrente sanguínea, ocorre a isquemia, que pode levar à morte ou a sequelas motoras.

Entre todos os tratamentos disponíveis para prevenir o AVC isquêmico, o menos invasivo e altamente eficaz é stent, um pequeno tubo feito de liga metálica flexível, que é implantado sem cirurgia, por dentro da artéria, comprimindo os resíduos na parede do vaso e liberando espaço para o fluxo sanguíneo adequado. Porém, há carótidas que têm uma conformação mais tortuosa, que necessitam de stents que se moldem igualmente toda a superfície doente do vaso.

É o caso do novo stent Adapt ™. Composto por uma fina malha metálica de nitinol (liga de níquel e titânio), tem o formato de uma pequena folha. Seu diferencial é a estrutura desenhada com células fechadas, que cobrem as áreas afetadas de modo mais consistente, tornando esse stent mais eficaz em evitar que a gordura migre para o cérebro e cause um AVC.

O stent é introduzido no vaso por um catéter. Ao chegar na artéria doente, o dispositivo é liberado e se adapta ao formato do vaso, liberando o fluxo sanguíneo e evitando que as placas se soltem na corrente e cheguem ao cérebro.

Esta técnica é especialmente indicada a pacientes que não podem se submeter a um procedimento cirúrgico de risco elevado, em carótidas de conformações mais complexas. O Adapt ™ já está sendo utilizado na Europa desde o ano passado. No Brasil, está sendo lançado no 39° Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, que acontece de 11 a 15 de outubro no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

O Adapt ™ foi desenvolvido pela Boston Scientific, fabricante de dispositivos médicos para procedimentos intervencionistas, também conhecidos como endovasculares ou minimamente invasivos.

No mesmo Congresso, a Boston lançará ainda mais dois produtos: o Mustang, novo balão para dilatação de stents; e o fio guia Journey, utilizado para introdução do cateter e dos dispositivos como stents e balões. Ambos contam com desempenho e precisão superiores aos de seus antecessores e concorrentes.

Serviço
www.bostonscientific.com




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas