Novidades
Dados alarmantes sobre a inadequação da ingesta de Vitamina E

IBGE divulga dados alarmantes sobre a inadequação da ingestão de vitamina E entre a população brasileira.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada esse ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a população brasileira consome quantidades extremamente inadequadas de vitamina E. O estudo constatou uma inadequação de 99,9% entre os homens, de 19 a 59 anos, e de 100% entre as mulheres da mesma idade. Em indivíduos com mais de 60 anos, a inadequação atinge 100% para ambos os sexos.

Infelizmente, a análise da ingestão de vitamina E entre crianças e adolescentes não foi mais otimista. Meninas e meninos entre 10 e 18 anos apresentaram acima de 99% de inadequação.

A vitamina E é um nutriente essencial reconhecido por sua ação antioxidante, capaz de combater a ação dos radicais livres. O desequilíbrio no fenômeno homeostático entre oxidantes e antioxidantes no organismo leva ao estresse oxidativo, sugerido como causa de diversas patologias, dentre elas, as cardiovasculares. Nesse sentido, os antioxidantes tem ação protetora em tecidos, células, DNA, proteínas e outros componentes importantes do nosso corpo.

As principais fontes alimentares de vitamina E são os óleos e as gorduras de origem vegetal, embora o nutriente seja parcialmente removido no processo de refinação. As sementes de oleaginosas, como amendoim, castanha e amêndoa, também contem quantidades significativas de vitamina E.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas