Novidades
I Jornada Pernambucana de Onco-Hematologia

I Jornada Pernambucana de Onco-Hematologia irá abordar importantes assuntos referentes ao tratamento de leucemias, linfomas e outros tipos de câncer de sangue.

Evento organizado pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) reunirá pacientes, familiares e profissionais da saúde, promovendo integração e troca de informações.

As leucemias terão atingido, até o final de 2006, 5.330 homens e 4.220 mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Já os linfomas foram responsáveis por 3194 mortes em 2004. O principal aliado no tratamento destas doenças é a informação, e é com isso em mente que a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em sua missão de divulgar informações e oferecer suporte a pacientes, mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível no país, promoverá a I Jornada Pernambucana de Onco-Hematologia.

A Jornada será realizada em 4 de novembro de 2006, durante o HEMO 2006 (Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia), no Centro de Convenções de Pernambuco (Complexo Viário Vice Governador Barreto Guimarães, S/N - Olinda). Dirigido a pacientes, familiares e profissionais da saúde, o evento será uma grande oportunidade para troca de informações e interação entre seu público-alvo.

“Estamos levando conhecimento atualizado de grande importância a pacientes de outras regiões, que não têm acesso a informações e terapias modernas. É importante que eles conheçam seus direitos e estejam a par dos tratamentos disponíveis no país. E que sabiam que podem garantir seu acesso a um tratamento aprimorado com nosso auxílio”, diz a presidente da ABRALE, Merula Steagall.

Para a onco-pediatra e membro do Comitê Científico da ABRALE Ana Lúcia Cornacchioni, a busca de informações é fundamental: “O diagnóstico pode gerar apreensão, desânimo, não-aceitação e diversos outros tipos de sentimentos. Por isso é extremamente importante que o paciente e seus familiares busquem apoio externo e mantenham-se esclarecidos e em contato com profissionais que possam apoiá-los nesse momento vulnerável”.

Transplante de medula óssea, sexualidade e fertilidade, controle da dor, novidades no tratamento. Estes serão alguns dos assuntos abordados em palestras apresentadas por renomados profissionais da Onco-Hematologia e Multidisciplina no país. As inscrições para a Jornada podem ser feitas pelos telefones (11) 3149-5190 / 0800 773 9973 ou pelo e-mail abrale@abrale.org.br.

Confira abaixo a programação:

I JORNADA PERNAMBUCANA DE ONCO-HEMATOLOGIA DA ABRALE

Data: 4 de novembro de 2006

Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Complexo Viário Vice Governador Barreto Guimarães, S/N - Olinda – Pernambuco

Horário: 8h às 17h20

Público-alvo: pacientes, familiares e profissionais da saúde

Inscrições (valor R$ 15,00): pelo telefone (11) 3149-5190 / 0800 773 9973 ou e-mail abrale@abrale.org.br

Programação

8h – Café-da-Manhã de Boas-Vindas

8h30 - Abertura – Merula Steagall – Presidente ABRALE

8h40 – O Paciente Onco-Hematológico e a Dor – Como Aliviar este Sintoma – Lélia Gonçalves Rocha Martin – Enfermeira – Hospital Albert Einstein - São Paulo (SP)

9h20 - Impacto do Diagnóstico – Lidando com as Emoções Difíceis e Desafiadoras – Dra. Heloisa Chiattone – Hospital Brigadeiro – São Paulo (SP)

10h – Discussão

10h20 – Coffee-Break

10h50 - Os Pacientes e os Protocolos de Pesquisa – Pesando os Prós e Contras – Dr. José Salvador - Hospital Santa Marcelina – São Paulo (SP)

11h30 – Transplante de Medula Óssea – Indicações, Tipos de Transplante e Possíveis Complicações - Dr. Cármino Antonio de Souza – UNICAMP – São Paulo (SP)

12h10 – Discussão

12h30 – Efeitos Adversos da Quimioterapia e da Radioterapia – Dra. Ana Cláudia Mendonça dos Anjos – HEMOPE – Recife (PE)

(Neste horário também será servido um lunch box)

13h10 – Enfrentando as Questões Sobre Fertilidade e Sexualidade Durante e Após os Tratamentos – Dr. Wilson Carrara - Ginecologista

13h50 – Discussão

14h10 – Coffee Break

14h40 – Terapia Alvo – Como Funcionam as Novas Drogas e Quando são Indicadas – Dra. Morgani Rodrigues – Hospital Albert Einstein – São Paulo (SP)

15h20 – Como a Alimentação Pode Amenizar os Efeitos Colaterais do Tratamento Onco -Hematológico – Dra. Fabíola Suano – Médica Nutróloga – UNIFESP (SP)

16h – Discussão

16h20 – Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Mucosite – Dra. Maria Elvira Pizzigatti Corrêa – Santa Casa - Campinas (SP)

17h - A Importância das Associações de Apoio Ao Paciente – Fazendo a Diferença na Vida Daqueles que nos Procuram – Merula Steagall – Presidente ABRALE

17h20 – Discussão e Encerramento

Sobre leucemia e linfoma - Dados do INCA estimam que em 2006 aproximadamente 10 mil pessoas no Brasil desenvolverão algum tipo de leucemia, um tumor grave que atinge a medula óssea. O linfoma é um câncer que se desenvolve nos gânglios linfático e apesar de ser pouco conhecido, já é responsável por 10% dos casos de câncer no país.

Sobre a ABRALE - A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia foi fundada em setembro de 2002 por um grupo da sociedade civil, formado por pacientes e seus familiares, com o intuito de mudar a história da Onco-Hematologia brasileira. Com sua fundação, começou no Brasil o desafio de disponibilizar o melhor tratamento de linfoma e leucemia, transformando exemplos de exceções em regra para as terapias hematológicas complexas em nosso país. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.abrale.org.br.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas