Novidades
ABRALE oferece curso de atualização para profissionais da saúde

A entidade irá promover o Ciclo de Atualização Profissional, em que aulas voltadas para profissionais da saúde buscam melhorar o tratamento fornecido aos pacientes onco-hematológicos.

Há quatro anos a ABRALE vem contribuindo com a mudança na história da Onco-Hematologia brasileira, e firma seu compromisso de oferecer o melhor tratamento disponível para os pacientes de linfoma, leucemia, mieloma e mielodisplasia de todo o Brasil. De acordo com a presidente da entidade, Merula Steagall, a ABRALE atua em três principais frentes: informação, educação e política.

Desta maneira, a associação busca disponibilizar as informações necessárias para que ocorra o aumento da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da saúde. “A atualização dos profissionais da saúde é importante para a melhoria nas perspectivas no tratamento do paciente”, afirma Steagall. “Esses profissionais são essenciais para o cuidado completo do paciente com câncer e suas necessidades especiais”, declara a presidente.

É com esse objetivo que será realizado o Ciclo de Atualização Profissional. Neste momento, a ABRALE promoverá dois módulos: a aula de Enfermagem e de Odontologia.

A enfermeira master do Instituto Israelita de Educação e Pesquisa da Sociedade e membro do Comitê de Enfermagem da ABRALE, Lélia Gonçalves Rocha Martin, acredita que a importância da equipe de enfermagem é ampla, especialmente na prevenção e tratamento dos efeitos colaterais relacionados ao tratamento.

“O objetivo do Comitê é levar o conhecimento a todos, desde que esteja ao nosso alcance, e este trabalho está sendo de grande valia para o grupo”, informa a Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina da UNIFESP e coordenadora do Comitê de Enfermagem da ABRALE, Eloise Vieira.

Humberto Martins, 27 anos, paciente de leucemia mielóide crônica, é grande admirador dos enfermeiros. “Essa bela profissão tem uma dimensão tão grande e seus profissionais a engrandecem ainda mais, pois não só desenvolvem seu potencial técnico, mas também o ético, o científico e, acima de tudo, o humano”, declara.

A primeira palestra do Ciclo de Atualização Profissional será ministrada por Lélia Gonçalves Rocha Martin dia 7 de outubro, na sede da associação.

Martin irá abordar as novidades no controle farmacológico e não-farmacológico da dor, como a acupuntura e compressas mornas, e o controle manual previamente programado pelo enfermeiro, para que a bomba de infusão controle a dor. Conforme explica a enfermeira, a escala da dor mensura a intensidade da dor. “Desta maneira, é criado um padrão objetivo de avaliação”, informa.

A enfermeira irá ensinar ainda sobre a escala analgésica da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o efeito colateral da substância.

Módulo I – Enfermagem
Dia: 7/10/2006 (sábado)
Horário: 9h às 11h
Palestrante:
Lélia Gonçalves Rocha Martin – Enfermeira Máster do Instituto Israelita de Educação e Pesquisa da Sociedade Brasileira Israelita do Hospital Albert Einstein.

Temas:

· Controle Farmacológico e Não-Farmacológico da Dor;
· Escala da Dor;
· PCA – Bomba de Infusão – Equipamento de Controle da Dor

Público-alvo:

· Enfermeiros, técnicos e auxiliares;
· Estudantes de enfermagem;
· Profissionais da Multidisciplina envolvidos com a Onco-Hematologia

Inscrição:

R$20,00 para profissionais
R$10,00 para estudantes

O valor pago será revertido para a realização dos projetos da Associação.

Para mais informações, acesse o site da ABRALE (www.abrale.org.br).

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas