Novidades
Hospital A.C.Camargo promove Corrida, Caminhada e Palestras sobre prevenção de câncer de próstata e outros tumores urológicos

Quando descobertos em fase inicial os tumores de próstata são curados em mais de 95% dos casos. O segredo para isso está na prevenção e diagnóstico precoce, temas que serão compartilhados durante o mês de agosto com a população por meio de ciclo de palestras e por competidores que percorrerão 10 km em ruas de São Paulo

Com a proposta de alertar a população sobre a importância de prevenir tumores de próstata por meio de hábitos de vida saudáveis, visitas regulares ao médico e realização de exames como toque retal e PSA, o Hospital A.C.Camargo anuncia ciclo de palestras gratuitas para o dia 9 de agosto com cirurgiões oncológicos e urologistas do Núcleo Avançado de Próstata e a Corrida e Caminhada Hospital A.C.Camargo – Prova Duque de Caxias no dia 21 de agosto. Os dois eventos visam também difundir informações sobre prevenção de outros tumores urológicos como pênis, testículos e bexiga.

A proposta central é ilustrar ao público o quanto, na prática, a prevenção de câncer com adoção de rotina de vida saudável e a não negligência da realização de exames diagnósticos são atitudes diretamente ligadas ao sucesso do tratamento. “Entre cada 10 casos de câncer descobertos logo no início 9 são curados. Em se tratando de tumores de próstata iniciais o índice de cura está em 98% dos casos”, destaca o cirurgião oncológico e diretor do Núcleo Avançado de Próstata do A.C.Camargo, Gustavo Guimarães. Todos os anos aproximadamente 3 mil pacientes são diagnosticados com tumores urológicos apenas no A.C.Camargo, principal centro de tratamento oncológico da América Latina.

Embora sejam eventos voltados para a saúde do homem, o Hospital convoca as mulheres para não apenas participar como também serem protagonistas destas iniciativas, que fazem parte do Programa Embaixadora da Saúde, lançado no início deste ano pelo Hospital. Levantamento feito A.C.Camargo aponta que em 80% dos casos as esposas são participativas em todas as etapas da saúde do homem, desde a busca pelo médico até compartilhar de todas as decisões terapêuticas junto à equipe clínica. “Em muitos aspectos dos relacionamentos sociais, principalmente quando o assunto é zelar pela saúde da família, as mulheres são as personagens mais atuantes. É ela quem leva irmãos, filhos, marido, pai e avô ao médico”, aponta o CEO do A.C.Camargo, Irlau Marchado.

Corrida e Caminhada – Com largada às 8 horas na Avenida Pedro Alvares Cabral – nos arredores do Parque do Ibirapuera – acontecerá no dia 21 de agosto a Corrida e Caminhada Hospital A.C.Camargo – Saúde do Homem – Prova Duque de Caxias. Promovidas pelo A.C.Camargo em parceria com o Grupo Corpore Brasil as provas terão 3,1km (caminhada) e 10km (corrida).

Os dois percursos – ambos também com chegada na Avenida Pedro Alvares Cabral - são válidos para o Corri Todas, mas apenas a distância maior é válida para pontos no Ranking Corpore. As provas têm como parceira o Exército e fará parte das comemorações do aniversário de nascimento de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Serão premiados com troféu os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino geral.

A competição contará com uma linguagem visual alusiva à prevenção de tumores urológicos e serão distribuídas cartilhas sobre como prevenir estas doenças. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sites www.accamargo.org.br e www.corpore.org.br. Nos sites é possível conferir o regulamento, informações sobre como retirar kits pré-prova e a camiseta e o mapa dos dois percursos. Jornalistas interessados em cobrir o evento ou participar de uma das provas podem entrar em contato com moura@comunique.srv.br.

Dicas aos competidores

- No dia da prova, alimente-se bem, porém como coisas leves e de fácil digestao. De preferência para o consumo de alimentos riscos em carboidrato como pão, barras de cereais, granola, cereais matinais, sucos, frutas, legumes, geléia e mel.

- Escolha tênis e roupas adequados para corrida ou caminhada.

- Faça um bom aquecimento antes do início da prova.

- Beba água ou hidrotônico durante o percurso, pois isso é muito importante para sua hidratação.
- Respeite os limites de seu corpo.

- Após a prova, faça uma alimentação reforçada, dando preferência aos alimentos ricos em carboidrato.

Encontro com Especialistas – Gratuito e aberto à toda a população – inscrições pelo e-mail encontro@accamargo.org.br – o Hospital A.C.Camargo por meio de seu Núcleo de Urologia, promove no dia 9 de agosto às 17h30 a 2ª edição do Encontro com Especialistas, que trará ciclo de palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata e outros tumores urológicos que acomente a população masculina como pênis, testítulos, bexiga, dentre outros.

Cirurgiões oncológicos e urologistas do Hospital esclarecerão as principais dúvidas do público sobre estas doenças, desmitisficando mitos e tabus que costumam retardar a ida do homem ao médico e, em muitos casos, dificultando a procura dele por exames que visam o diagnóstico da doença em fase inicial.

SERVIÇOS

Corrida e Caminhada Hospital A.C.Camargo – Prova Duque de Caxias
Data: domingo, 21 de agosto de 2011
Local: largada e chegada Avenida Pedro Alvares Cabral, Ibirapuera.
Horário da largada: 8 horas
Percuso: Corrida (10km) e Caminhada (3,1km)
Vagas limitadas: inscrição pelos sites www.accamargo.org.br / www.corpore.org.br
Investimento: Associados Corpore: R$55,00 - não sócios: R$70,00.


Encontro com Especialistas

Data: terça-feira, 9 de agosto de 2011
Local: Hospital A.C.Camargo: Auditório José Ermírio de Moraes.
Horário: 17h30.
Palestrantes: Cirurgiões oncolológicos e urologistas do Hospital A.C.Camargo
Temas: prevenção de câncer de próstata e outros tumores urológicos
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo.
Inscrições gratuitas: encontro@accamargo.org.br

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br
No Twitter: www.twitter.com/haccamargo
No Facebook: www.facebook.com.br/haccamargo





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas