Novidades
Procedimento à base de jatos d’água ajuda a diminuir dores da hérnia de disco

Um procedimento minimamente invasivo, com duração de apenas uma hora, conhecido como Spinejet, pode diminuir sensivelmente quadros crônicos de dores lombares de origem discogênica e hérnias de disco contidas, problemas que atingem parcela significante da população. Ainda pouco conhecida no Brasil - foram realizados pouco mais de 100 tratamentos no país - a técnica já está disponível no Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Os benefícios desse procedimento, trazido pelo neurocirurgião da instituição, Oswaldo Tella, são maiores em relação aos procedimentos cirúrgicos tradicionais e a outros tratamentos percutâneos, a maioria realizada à base de irradiação de calor que, além de atingir o disco comprometido pela hérnia, pode provocar lesões nas raízes nervosas do entorno. “O tratamento tem características menos agressivas, é menos invasivo e faz uso de jatos d’água localizados, que oferecem menos risco à saúde do paciente”, explica o neurocirurgião.

O Spinejet é indicado para qualquer paciente que sofra de dores lombares, especialmente com irradiação para as pernas, que tenham todos os exames neurológicos normais. Pode ser aplicado em pessoas de todas as faixas etárias, desde que a altura discal – espaço entre as vértebras – esteja preservada (quadro menos comum entre pacientes idosos).

Após o procedimento, o período de recuperação é de 14 dias de repouso relativo. Ao contrário de outros tratamentos feitos à base de analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura e RPG, que oferecem, em geral, apenas melhora moderada da dor, o Spinejet promove um alívio sensível do desconforto lombar.

O alto índice de pessoas que sofrem com a degeneração discal (desidratação do disco) se deve a fatores como obesidade, acidentes de trabalho, atividade ou esforço físico inadequado e predisposição genética.

O procedimento

O procedimento, realizado no setor de cardiologia intervencionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, consiste na introdução de uma agulha no interior do disco, por meio de um equipamento conhecido como escopia e que gera imagens segundo os princípios do Raio-X. É esse equipamento que permite a perfeita localização do núcleo do disco. A agulha, conectada ao Spinejet, realiza de dois a três minutos uma descompressão discal e faz a aspiração do tecido anômalo do local por meio de jatos d’água.

O equipamento, batizado de SpinejetMicroResector, foi idealizado em 2004 pelo ex-engenheiro da NASA Kevin P. Staid. Foi premiado em 2007 nos Estados Unidos como a melhor novidade tecnológica da área médica. Disponível no Brasil desde 2009, a eficiência do tratamento foi clinicamente comprovada com os bons resultados obtidos em mais de 40 mil procedimentos realizados no mundo até o momento.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Serviço:

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas