Novidades
Beneficência Portuguesa de SP realiza maior estudo sobre ponte de safena do país!

O Centro de Ensino e Pesquisa da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) acaba de finalizar o maior estudo sobre cirurgia de ponte de safena realizado no País. Os resultados traçam o perfil clínico dos pacientes e analisam diversos fatores que podem interferir no procedimento cirúrgico e na qualidade de vida de pessoas submetidas à cirurgia de revascularização do miocárdio ou ponte de safena. Os números foram coletados entre julho de 2009 e julho de 2010 e envolvem 3.010 cirurgias do tipo, realizadas por 14 equipes de cirurgia cardíaca da Instituição.

Referência nacional em cardiologia, a Beneficência Portuguesa de São Paulo realiza anualmente mais de 7.000 cirurgias cardíacas. Em 1968, a Instituição foi o primeiro Hospital do País a realizar uma cirurgia de ponte de safena.

O estudo, denominado REVASC, reúne informações científicas de aplicação clínica, capazes de melhorar ainda mais os indicadores de qualidade assistencial oferecida pelas equipes cirúrgicas da Instituição. A pesquisa avaliou também os fatores que envolvem a evolução clínica dos pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio.

Do total de pacientes operados, 76,6% apresentavam sobrepeso, 69,9% são do sexo masculino e 70,6% deles têm histórico de tabagismo -55,3% são ex-fumantes e 15,3% ainda fumavam até a indicação cirúrgica.

Fatores de risco

Uma série de fatores pode interferir na possibilidade de um indivíduo ter de realizar uma ponte de safena, como o histórico familiar, os hábitos de vida e a presença de doenças pré-existentes, sendo que estes mesmos fatores também podem contribuir para os resultados do procedimento cirúrgico. No REVASC cerca de 30% dos pacientes apresentavam histórico familiar de doença arterial coronariana, 82,8% deles são hipertensos, 36,6% têm diabetes e 45% dos pacientes apresentam altos níveis de mau colesterol. Quase metade dos pacientes operados já havia sofrido infarto anteriormente e 74,4% deles apresentavam angina.

A eficiência e a qualidade dos procedimentos adotados pelas equipes médicas da Beneficência Portuguesa de São Paulo são atestados com os indicadores de qualidade presentes no estudo do REVASC. Em 93,5% dos casos, o uso de antibióticos foi suspenso em até 48 horas após o término da cirurgia e apenas 3% dos pacientes necessitaram ser mantidos em ventilação mecânica, após 48 horas do término da cirurgia. O índice de óbito durante o procedimento cirúrgico foi de apenas 0,2%. Os resultados são semelhantes aos obtidos por centros de cardiologia de países da Europa e dos EUA.

A excelência da qualidade também pode ser percebida na evolução hospitalar: 94,4% dos 3.010 pacientes operados tiveram alta hospitalar. Após deixarem o Hospital, os pacientes continuam sendo acompanhados pelo estudo com avaliação prevista para até um ano após a cirurgia. “O estudo concentra os dados mais recentes sobre a cirurgia de ponte de safena do País. Os resultados comprovam que os procedimentos de cirurgia cardíaca, conduzidos no maior centro brasileiro nessa área, seguem os padrões de países de Primeiro Mundo. O estudo atesta os excelentes índices de qualidade para o paciente operado pela Instituição”, afirma o cardiologista Alexandre Sousa, médico pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa da Beneficência Portuguesa de São Paulo.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas