Novidades
EsportePrev: Lançado plano que cuidará do futuro dos atletas

Cerimônia realizada no Museu do Futebol, em São Paulo, dia 4 de junho, marcou o lançamento do EsportePrev, 46º plano de previdência complementar administrado pela Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social. O plano foi elaborado para atender os esportistas de todas as modalidades, que em geral exercem suas atividades por um tempo inferior às demais profissões. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas entre autoridades políticas, dirigentes da Petros, ex-jogadores e cartolas e executivos de empresas.

Apoio governamental

O ministro do Esporte, Orlando Silva, declarou que não medirá esforços para criar condições de fortalecer o esporte profissional no País, tornando o plano previdenciário uma referência entre os atletas. Para Carlos Eduardo Gabas, naquele momento exercendo o papel de ministro da Previdência Social, o lançamento do “EsportePrev é mais uma vitória da proteção social no Brasil”. Gabas ressaltou ainda que o primeiro a demonstrar preocupação quanto ao futuro dos atletas foi o ex-presidente Lula, em 2007.

Envolvimento com clubes

Tanto Gabas quanto Orlando Silva externaram a intenção de envolver os clubes neste desafio, sensibilizando as instituições esportivas a também fazerem contribuições em favor dos atletas.

Campanha publicitária

O secretário da Previdência revelou ainda que o atacante Neymar poderá ser um dos garotos propagandas do plano. Está sendo planejada uma campanha publicitária que contará com atletas do passado e do presente. Estes poderão reverter seus cachês para participação no plano. Atletas do presente poderão realizar contribuição para eles e até para atletas do passado. A proposta de campanha está sendo elaborada pela agência de propaganda DeBrito.

Grande potencial de adesão

Para o presidente da Petros, Luís Carlos Afonso, o lançamento do plano é a concretização de um sonho que permitirá dignidade “aos nossos heróis depois de propiciarem tanta alegria ao povo brasileiro em quaisquer que sejam a modalidade esportiva.” O executivo acredita no imenso potencial de adesão ao plano e enxerga a realização de dois grandes eventos esportivos no Brasil (Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016) como um divisor de águas para o esporte nacional.
Segundo a avaliação de Afonso, o nível de profissionalização aumentará naturalmente e “à medida que as políticas esportivas forem se aperfeiçoando, a previdência complementar passa ser um produto ainda mais interessante.”

Sindicato de São Paulo é o pioneiro na adesão

O presidente do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli e o diretor financeiro da entidade, Luiz Eduardo Pinella, foram os primeiros a assinarem o termo de adesão ao plano durante a cerimônia. Segundo Martorelli, a mobilização no sentido de dar condições dignas de subsistência após o término da carreira é uma batalha antiga. Nesse particular, propôs a realização de uma ampla campanha de conscientização dos atletas em relação ao futuro.

Conveniados

Inicialmente, poderão aderir ao EsportePrev os atletas associados aos sindicatos de atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba. Mas outros sindicatos e associações, de várias modalidades esportivas, também poderão se tornar instituidores do plano.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas