Novidades
Menopausa eleva o risco de osteoporose em mulheres! Confira!

AGENDA
PALESTRANTE: professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade
TEMA: Menopausa, Osteoporose e Tratamento Ortomolecular
DATA: 24 de agosto de 2006.
LOCAL: Hotel Comfort Nova Paulista - Sala Vila Mariana
Rua Vergueiro, 2.740 - Vila Mariana/SP
HORÁRIO: 20 horas
INSCRIÇÃO: 11 5575-9968
* AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E DEVEM SER FEITAS ANTECIPADAMENTE

Menopausa eleva o risco de osteoporose em mulheres

A doença provoca a perda de densidade dos ossos, o que os torna fracos e suscetíveis a fraturas.

A osteoporose é uma doença originária da diminuição da massa mineral dos ossos e são inúmeros os fatores que predispõe à doença. O mais conhecido é a descompensação hormonal. As mulheres chegam a perder 50% de toda a sua massa óssea.

“Embora o processo de perda óssea se inicie gradualmente na faixa de 34 a 39 anos, é tão lento que pode levar muitos anos até que o paciente note suas alterações. As mulheres, de um modo geral, correm maior risco de desenvolver osteoporose do que os homens porque, depois da menopausa, elas apresentam rápida perda óssea do esqueleto devido à diminuição da produção de estrógeno”, explica o professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.

Durante a menopausa, o organismo feminino deixa de produzir ou diminui a produção de importantes hormônios que agem diretamente na fixação do Cálcio nos ossos. Desta forma, as células vão deixando de absorver o Cálcio e vão morrendo, dando origem a lacunas nos ossos. Estas lacunas formam porosidades que enfraquecem os ossos e dão origem à doença.

Além da menopausa, fatores como: falta de exercícios, hábitos alimentares, fumar e consumir bebidas alcóolicas, antecedentes familiares e doenças anteriores (hipertireoidismo, doenças hepáticas, anorexia nervosa, entre outras) são predisponentes da Osteoporose.

“O tratamento ortomolecular visa restabelecer o equilíbrio químico do organismo mediante o uso de substâncias naturais (nutrientes), ou seja, vitaminas, minerais e aminoácidos. Para o tratamento da menopausa e da osteoporose, é preciso identificar os níveis das substâncias presentes no nosso organismo para um melhor diagnóstico conforme as necessidades de cada um”, afirma Dr. Marcos Natividade.

Além disso, no tratamento ortomolecular são usados elementos de ervas - como a isoflavona - que tem efeito semelhante ao dos hormônios, sem os riscos inerentes a estes produtos sintéticos. “Este tratamento traz muita disposição para uma vida saudável”, completa.

Dr. Marcos Natividade é médico graduado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (Uberaba - MG). Fez residência em Cardiologia no Hospital das Forças Armadas (Brasília - DF) e é especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. É pós-graduado em Terapia Ortomolecular no Curso de Medicina Ortomolecular pelo IBEHE – FACYS. É pós-graduado em Homeopatia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. É membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia (AMBO) e professor do curso de pós-graduação em Ortomolecular ministrado pela FAPES (Fundação de Apoio e Pesquisas na Área de Saúde). Autor de quatro livros: "Noções de Medicina Ortomolecular", "Saúde Ortomolecular", "Estética e Saúde" e "Ortomolecular: prevenção e qualidade de vida". www.marcosnatividade.com.br.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas