Novidades
Menos calorias para viver mais

Esse é o novo desafio da ciência na busca para prolongar a vida: como consumir menos calorias sem usar uma dieta de fome

Os mesmos efeitos do baixo consumo de calorias, que prolonga a vida em animais, podem ser obtidos sem uma "dieta de fome", segundo estudo do Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA.

Os pesquisadores analisaram durante 25 anos os hábitos alimentares e descobriram que os homens que viveram mais apresentavam os mesmos biomarcadores, mas com uma dieta normal. "Isso sugere que há outras modificações de estilo de vida que podem trazer os mesmos benefícios da restrição calórica", disse o coordenador do estudo.

Descobrir quais são essas modificações é o próximo passo da pesquisa. Não se sabe se a restrição - que implica em consumo de calorias entre 30% a 50% menor que o ideal - aumenta a longevidade humana. "Não estamos sugerindo que as pessoas deixem de comer para viver mais", adverte. O objetivo é justamente encontrar caminhos alternativos para isso.

"O estudo não está voltado para diminuir a ingestão calórica, mas para bolar drogas que atuem sobre o metabolismo", diz a nutricionista Rosana Farah, da Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Alto risco - Não é à toa que há tantas pesquisas sobre obesidade. Um estudo mostra que um pequeno excesso de peso - 2 quilos a mais - basta para aumentar o risco de morte por insuficiência cardíaca. Diversos trabalhos feitos com ratos e com outros animais já sugeriram que o consumo de uma quantidade menor de calorias corresponde a uma vida mais longa. Apesar disso, ainda não está claro se esses fatores são importantes em macacos ou humanos, informaram pesquisadores do Instituto Nacional do Envelhecimento, um dos departamentos dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), localizado em Baltimore (Maryland).

Ainda não se sabe exatamente quais são os fatores ambientais e genéticos levam os homens a apresentar as características que simulam a restrição calórica. No entanto, parece que elas estão relacionadas à longevidade e são "um caminho que merece ser investigado", concluíram os autores do estudo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas