Novidades
Resistência a medicamentos: acesso à informação científica sobre o tema

Pesquisadores, profissionais, estudantes e o público interessado em informação científica sobre a resistência a medicamentos, tema do Dia Mundial da Saúde 2011, têm acesso livre e gratuito a artigos científicos, documentos técnicos, vídeos, tópicos em redes sociais, entre outros recursos de informação por meio do hotsite http://hotsites.bvsalud.org/diamundial2011.

O hotsite Dia Mundial da Saúde 2011 reúne e dá visibilidade a fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre diferentes aspectos da resistência antimicrobiana, uma ameaça para a atenção aos pacientes e ao controle das doenças em todo o mundo.

As ações relacionadas à data pretendem despertar a consciência sobre os fatores que contribuem para a resistência aos medicamentos antimicrobianos, construir nas diferentes esferas da sociedade o compromisso para encontrar soluções comuns, e impulsionar a implementação de políticas e práticas que possam prevenir e conter a resistência aos antimicrobianos.

“A resistência não está no futuro é parte da nossa realidade cotidiana. Sem ação hoje, não haverá cura amanhã”, enfatiza a diretora da OPAS, Mirta Roses Periago. A diretora alerta que para conter a resistência aos medicamentos faz-se necessário um firme compromisso para planos nacionais abrangentes e financiados com responsabilidade e participação da sociedade civil. “É preciso contar com laboratórios microbiológicos competentes, melhorar o uso racional de medicamentos, prevenir infecções associadas à atenção e à saúde e desenvolver novos diagnósticos a fim de controlar a resistência”, afirma.

O hotsite é complementar às ações promovidas pela Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). É uma instância coordenada pela BIREME, centro especializado vinculado à área de Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas