Novidades
SURGE UMA NOVA PROFISSÃO - CONSULTOR DO BOM HUMOR NO TRABALHO

No último dia 1º de abril, foi comemorado pelo 13º ano consecutivo em todo o mundo o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, com o objetivo de lembrar que o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído. Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos.

No Brasil, diante do sucesso no ano passado, quando comemoramos esta data pela primeira vez, destacamos, este ano, o surgimento de uma nova profissão, dedicada a inserir a diversão no trabalho que é o Consultor do Bom Humor.

Os Consultores do Bom Humor, surgiram nos EUA desde que o Dr. Malcolm Kushner, no início da década de 90 largou sua atividade de advogado empresarial para se dedicar a este tipo de consultoria. E aqui no Brasil, após 28 anos atuando nas áreas de RH, Jurídica e Relações com Empregados e Sindicatos, eu venho me dedicando a divulgar esta atividade, que tornou-se uma missão de vida.

E por falar em missão, a do Consultor do Bom Humor é inserir a diversão no ambiente corporativo, integrando-o na estratégia de RH para aproveitar todos os benefícios no ambiente empresarial, conscientizando seus líderes e colaboradores sobre os benefícios e treinando-os nas técnicas de gestão e organização das pessoas, ensinando-as a serem brincalhonas e a encontrarem diversão no trabalho que fazem – independentemente do cenário econômico pelo qual passam.

Não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas ou se tornarem comediantes, mas apenas se tornarem mais receptivas e enviarem sinais de que não há problema se existir humor no trabalho. E também porque seriedade é uma coisa e sisudez é outra completamente diferente. Então brincar não significa falta de seriedade, ou seja, um profissional pode ser sério e ter espaço para fazer saudáveis brincadeiras. E olha que o bom humor é contagiante!

Um dos grandes desafios nesta atividade é saber ser descontraído na hora e na medida certa. E por ser difícil fazer isso é que essa “competência” passou a ser valorizada e até essencial para a empregabilidade do profissional, pois se encontra aliada à flexibilidade e habilidade de trabalhar em grupo, gerando grandes vantagens competitivas também para as empresas, que buscam avaliá-la já no início do processo seletivo.

Mas é preciso ter cuidado para não nos tornarmos pessoas chatas ao invés de bem humoradas. Temos que saber quando e com quem brincar, obter essa permissão e analisar se o conteúdo da brincadeira não é algo preconceituoso e pernicioso. É tudo questão de bom senso! E novamente entra aqui também o papel do Consultor do Bom Humor, alertando-nos sobre a medida e ocasião propícia que devem ser observadas. Atenção: bom humor não é sinônimo de extroversão, já que timidez não tem nada a ver com mau-humor.

O Consultor do Bom Humor tem espaço em inúmeras empresas nos mais variados ramos, em especial naqueles onde se lida com o público e com a criatividade, como por exemplo, TI, aviação, atendimento ao consumidor, turismo, hotelaria, e tantos outros. Outras empresas, no entanto, exigem mais formalidade com o público, e assim podem desenvolver o bom humor em atividades extras como festas, comemorações, confraternizações e outros eventos. O importante é que nenhuma fique de fora e possa conquistar também o status de Melhor Empresa para se Trabalhar.

Agora uma coisa é certa: as empresas não podem obrigar os seus empregados a divertirem-se. Eles precisam também comprar a idéia e aceitar os benefícios que uma gostosa risada proporciona, motivo pelo qual ela é ligada ao aumento na energia do empregado, produtividade e criatividade. Muitos empregadores contratam o Consultor do Bom Humor para espalhar mensagens de bem-estar às equipes, treiná-los na condução de reuniões e apresentações com mais descontração, participar em festas e convenções, etc.

Mas há também pessoas que são resistentes ao riso, seja por possuírem um senso crítico elevado ou um julgamento muito forte, e para estas o mundo se torna mais pesado e sem cor. E convenhamos que conviver todos os dias com colegas do tipo sempre de mal com a vida, ainda que extremamente competentes, não é nada fácil!

Por isso promover o bom humor no ambiente de trabalho pode não ser 100% positivo, mas não podemos discordar se ele é uma maneira de ajudar as pessoas a lidarem com uma jornada de oito horas diárias, na maioria das vezes estressante. As pessoas não precisam ser positivas o tempo todo, mas as empresas precisam ajudá-las a melhorar o seu humor e dar uma oportunidade aos colaboradores para “desestressar”, criando um ambiente mais positivo.

Alguns para aliviar a pressão e extravasar suas emoções optam por gritar, chorar, socar, xingar, etc, mas o Consultor do Bom Humor, defende que este desabafo seja através de gostosas e saudáveis gargalhadas, até porque toda a energia que mandamos para o universo volta de forma mais intensa. Assim, quanto mais energia positiva distribuirmos, mais dela receberemos.

Então hoje à noite, antes de dormir, pergunte-se: “Fiz alguém SORRIR hoje?”. Se a resposta for “Não!”, certifique-se de que amanhã seja um dia positivo. Isso é atitude!

Conheça agora alguns dos benefícios do Riso e Descontração no ambiente de trabalho:

abre uma importante linha de comunicação entre chefe e subordinado e inclusive com clientes e fornecedores
melhora a atenção ao que esta sendo dito
ameniza conflitos e cria empatia
facilita o trabalho em equipe
descontrai as reuniões tornando-as mais criativas
estimula a autoestima e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.
reduz o absentismo e o presenteísmo
aumenta a produtividade e faz crescer os lucros
melhora o clima interno da empresa.

Se você quiser se tornar um Consultor do Bom Humor, entre em contato com o Espaço do Riso, conheça nossa programação e inscreva-se!

Serviço: O Espaço do Riso funciona às segundas, quartas e sextas entre às 13 e 18 horas e aos sábados, das 10 às 16 horas. O endereço é Rua Leite de Morais, 42 – sala 17, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, próximo do Metrô Santana. Contato pelo tel.: 11-2281-7605 ou através do e-mail marcelopinto@doutorrisadinha.com ou espacodoriso@gmail.com.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas