Novidades
Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia promove Simpósio Paulista de Hipertensão Pulmonar

SPPT promove Simpósio Paulista de Hipertensão Pulmonar

No dia 2 de abril de 2011, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promoverá, das 8h15 às 17h, o Simpósio Paulista de Hipertensão Pulmonar. O evento contará com a presença do prof. Nick Kim, professor Associado da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.

Segundo a dra. Jaquelina Sonoe Ota Arakaki, presidente da SPPT, o Simpósio faz um alerta a profissionais da saúde sobre a hipertensão arterial pulmonar, uma doença rara mas, mas com possibilidade de melhora da sobrevida, da qualidade de vida, e da capacidade ao exercício se tratada de forma adequada.

“O diagnóstico deve ser feito de forma adequada e precoce, pois mesmo nos centros mais avançados, do aparecimento dos sintomas até a confirmação da doença, o paciente passa por vários médicos e o diagnóstico é feito tardiamente, podendo levar até dois anos e meio. Enquanto isso a doença vai progredindo, reduzindo as chances de melhora e tornando o tratamento cada vez mais complexo”, alerta a médica pneumologista.

O evento também é importante para a reciclagem profissional dos especialistas que lidam com estes pacientes, pois na última década novos tratamentos foram apresentados, melhorando a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, há cinco anos novos medicamentos com registro na ANVISA, o que não significa que todos tenham acesso. Infelizmente, a medicação não é oferecida pelo sistema público de forma regular em muitos estados e tem custo elevado. Com isso, pacientes de diversos estados do Brasil têm entrado com ações judiciais para conseguir a medicação, revela a dra. Jaquelina.

Principais sintomas

Cansaço, tontura, falta de ar, dores no peito, palpitações e desmaios são os principais sintomas da hipertensão arterial pulmonar (HAP). “A HAP pode apresentar-se na forma idiopática (sem causa conhecida), ter caráter hereditário, ou desencadeada por uso de anorexígenos. Algumas doenças podem estar associadas a HAP, como as doenças reumáticas auto-imunes, a esquistossomose, a anemia hemolítica crônica, cirrose hepática, cardiopatia congênita e a infecção pelo HIV”, explica a especialista.

“O prof. Nick Kim, da Universidade da Califórnia, centro com maior experiência mundial em tromboembolia pulmonar crônica hipertensiva (TEPCH), apresentará a experiência da Universidade da Califórnia, San Diego. A TEPCH é outra causa de aumento da pressão nas artérias dos pulmões, e diferentemente da HAP, tem possibilidade de cura com o tratamento cirúrgico através da remoção dos trombos. ”, finaliza a dra. Jaquelina

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de março de 2011 e os valores estão disponíveis no site da SPPT (www.sppt.org.br).

Simpósio Paulista de Hipertensão Pulmonar
Data: 2 de abril de 2011
Horário: 8h15 às 17h
Local: Hotel Paulista Plaza - Alameda Santos, 85




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas