Novidades
Índices de obesidade subiram

Os índices de sobrepeso e obesidade da população brasileira avançaram expressivamente de 2006 a 2009: de 42,7% para 46,6%, conforme o Ministério da Saúde acabou de divulgar nos dados do Vigitel 2009. De acordo com os resultados, o sobrepeso já atinge 42,3% das mulheres e 51% dos homens.

Entre as pessoas do sexo feminino, o índice passa de 24,9%, na faixa dos 18 aos 24 anos, para 52,9% (45 aos 54 anos), ou seja, chega a mais do que o dobro. Já entre os homens o quadro de obesidade é mais freqüente a partir dos 35 anos, atingindo a 59,6%, dentro de uma faixa etária de 55 aos 64 anos de idade.

Com a constatação obtida pelo Ministério da Saúde, a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) alerta sobre os resultados e diz que os resultados não surpreendem, pois já eram esperados. Mas, por outro lado, preocupam.

“O Brasil vive uma transição nutricional, em que o aumento do poder aquisitivo da população muda os hábitos. As pessoas passaram a comprar mais produtos que contribuem para o crescimento do sedentarismo, como televisões e carros. Além disso, acrescentaram o consumo de alimentos doces e industrializados”, afirma o Dr. Amélio Fernando de Godoy Matos.

O Dr. destaca ainda que a problemática constatada hoje, não é somente um fenômeno puramente alimentar, e sim, sociocultural.

A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou 54 mil adultos.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas