Novidades
Saúde recruta 1.000 idosos para pesquisa sobre quedas

A Secretaria de Estado da Saúde está recrutando 1.000 pessoas com 60 anos ou mais, residentes na cidade de São Paulo para uma pesquisa que irá traçar o perfil das quedas sofridas por idosos. O objetivo é identificar os principais riscos para esse tipo de acidente, além de oferecer orientação especializada.

Para participar da pesquisa o idoso deve ter sofrido pelo menos uma queda no último ano. Ele deverá entrar em contato com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (ex-Centro de Referência do Idoso da Zona Leste), pelo telefone (11) 2030-4000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além do telefone, a pesquisa também poderá ser respondida pela Internet, por intermédio do site da Secretaria (www.saude.sp.gov.br) e pelo correio. O link para o site entrará no ar na próxima semana.

O formulário da pesquisa contém 27 itens. Haverá perguntas sobre uso de calmantes pelos idosos, dificuldade para realização de atividades como tomar banho, problemas de visão, equilíbrio ao subir e descer de ônibus, existência de piso escorregadio da residência, costume de levantar à noite para ir ao banheiro e existência de tapetes soltos ou móveis e objetos na casa que possam estreitar a passagem, entre outras questões.

Todos os idosos que responderem à pesquisa serão chamados para uma oficina a ser realizada em junho no IPGG, onde receberão material educativo e orientação especializada, focadas em controle postural, equilíbrio, cuidados com os pés, uso adequado de calçados e adequação do ambiente domiciliar, entre outras dicas.

“A identificação dos fatores de risco para quedas é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho preventivo eficaz, que auxilie os idosos a evitar esses acidentes, reduzindo internações e óbitos”, afirma o diretor do IPGG, Paulo Sérgio Pellegrino.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas